Futebol

Vasco x Palmeiras: relembre o título do Brasileirão de 1997, fotos e vídeos

Com uma ótima equipe, o Vasco começou o Brasileiro como um dos favoritos ao título, ao lado do Palmeiras, do Flamengo e do Internacional. O time de São Januário mostrou sua força no decorrer da competição e entupiu os adversários de gols, ou melhor, Edmundo entupiu. Que o diga o pobre União São João, que levou 6 gols do Animal em apenas uma partida. Ele calava os críticos, na bola, que tanto o azucrinavam desde a fatídica final do Campeonato Carioca daquele ano, em que rebolou como provocação pra cima do botafoguense Gonçalves e viu, depois, seu time perder o título. O craque liderou o time e o Vasco terminou na primeira colocação geral, com 54 pontos e 17 vitórias em 25 jogos. Com isso, o time teria a vantagem de decidir em casa se fosse para a final.

Shows decisivos

No Brasileiro daquele ano, os oito classificados disputaram um quadrangular com partidas de ida e volta. O líder de cada grupo estaria classificado para a final. O Vasco enfrentou Flamengo, Juventude e Portuguesa. O time começou com tudo contra os gaúchos do Juventude, no Sul, e venceu por 3 a 0. No jogo seguinte, empate em 1 a 1 contra o rival Flamengo. Em seguida, duas vitórias sobre a Portuguesa por 2 a 1, no Rio, e 3 a 1, em SP.

Animaaaal!

O jogo seguinte era contra o Flamengo novamente. Era praticamente um duelo virtual pela vaga na final. Mas o que era para ser uma partida disputada virou um show de Edmundo. O craque marcou 3 gols na goleada do Vasco por 4 a 1, que praticamente colocaram o time na decisão (o time empatou em 1 a 1 com o Juventude o último jogo e se garantiu na final). De quebra, Edmundo quebrou o recorde do atacante Reinaldo que durava 20 anos e se tornou, naquela noite, o maior artilheiro em uma só edição do Campeonato Brasileiro, ao chegar aos 29 gols em 16 jogos, uma média espantosa de 1,8 gols por jogo! O talentoso Vasco iria decidir o Brasileiro. O adversário seria o temível Palmeiras.

Regulamento embaixo do braço, polêmicas e título

O Vasco poderia jogar por dois empates contra o Palmeiras que venceria o título de campeão brasileiro, por ter melhor campanha. Sabendo disso, o time parece que entrou na decisão obstinado a empatar os dois jogos contra o Palmeiras. Na primeira partida, um susto: Edmundo levou o terceiro cartão amarelo e estava fora da decisão, no Maracanã. Porém, orientado pelo banco do Vasco, o jogador forçou a sua expulsão, o que garantiria uma tentativa de efeito suspensivo nos tribunais durante a semana. Dito e feito. O Vasco empatou sem gols no Morumbi, Edmundo foi julgado e pôde jogar a final.

No Maracanã, o Vasco novamente levou o jogo em banho maria, os goleiros brilharam mais que os atacantes, e um novo 0 a 0 garantiu, mesmo que de maneira “xoxa”, o terceiro título nacional do Vasco. Era a consagração de Edmundo e de uma turma jovem e boa de bola. A vaga na Libertadores, justo no ano do centenário, estava garantida.

Fonte: Imortais do Futebol
  • Domingo, 16/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 0
    Cruzeiro Cruzeiro 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 19/06/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Juventude Juventude
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Sábado, 22/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    São Paulo São Paulo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 26/06/2024 às 21h30
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A Fonte Nova
  • Sábado, 29/06/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 03/07/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 08/07/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir