Política

Vasco x Ponte é marcado por brigas políticas e ocorrência contra Eurico

A proximidade da eleição do Vasco, que acontecerá dia 11 de novembro, tem deixado o ambiente do clube cada vez mais tenso. Além das brigas e ameaças que aconteceram em São Januário na partida contra a Ponte Preta neste sábado, o advogado Alan Belaciano, da chapa "Sempre Vasco", do candidato Julio Brant, registrou queixa na 17ª delegacia (São Cristóvão) contra Eurico Ângelo Brandão de Miranda, mais conhecido como "Euriquinho", um dos filhos do também candidato à presidência Eurico Miranda.

A ocorrência está enquadrada no artigo 344 do Código Penal que diz: "Usar de violência ou grave ameaça, com o fim de favorecer interesse próprio ou alheio, contra autoridade, parte, ou qualquer outra pessoa que funciona ou é chamada a intervir em processo judicial, policial ou administrativo, ou em juízo arbitral". A pena para este caso varia de um a quatro anos de reclusão.

Belaciano alega ter sido ameaçado por telefone e o motivo teria sido uma declaração que o advogado deu à Espn Brasil logo após a Justiça manter Roberto Dinamite na presidência do Vasco até o pleito. Na ocasião, ele proferiu: "Acabou a lenda! Eurico não manda nem na casa dele!".

Com medo, Alan compareceu ao jogo entre o Cruzmaltino e a Ponte Preta acompanhado por seguranças.

O clima no clube, aliás, é cada vez mais hostil. Partidários das mais variadas frentes alegam terem sofrido ameaças nos últimos jogos dentro e fora de São Januário.

Antes do duelo com a Macaca, grupos rivais da organizada Força Jovem, que estão divididos justamente por conta da eleição, chegaram às vias de fato nas cercanias do estádio, e precisaram ser contidos pela cavalaria da Polícia Militar e por bombas de efeito moral.

Registro de ocorrência de Alan Belaciano contra o filho de Eurico Miranda

Tais facções estão precisando ficar separadas na arquibancada por um cordão de isolamento criado pela PM nas partidas do Vasco em São Januário.

A reportagem tentou contato por telefone com Eurico Miranda, mas as ligações não foram atendidas.

A eleição cruzmaltina conta com sete candidatos à presidência: Eurico, da chapa "Volta Vasco! Volta Eurico!", Julio Brant, da "Sempre Vasco", Roberto Monteiro, da "Identidade Vasco", Nelson Rocha, da "Vira Vasco", Tadeu Correia, da "Vasco Passado a Limpo", Eduardo Nery, da "Vasco mais que um Gigante" e Márcio Santos, da "Vanguarda Vascaína".

Fonte: UOL Esporte
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário