Clube

Veja a entrevista do técnico Jorginho, após a vitória desta quinta-feira

A vitória por 3 a 1 sobre o America, na noite desta quinta-feira, em Édson Passos, mantém o Vasco com 100% de aproveitamento no Campeonato Carioca, com um saldo de cinco gols. Os dois gols de vantagem no placar, porém, não deixaram Jorginho completamente tranquilo. Na avaliação após a partida, o treinador disse que o time relaxou depois que marcou o primeiro gol, com Nenê. 

- A vitória foi fundamental, mas mais uma vez quero dizer que estamos longe dos nossos objetivos. A equipe relaxou um pouco após o primeiro gol, e nós tomamos pressão. Os três pontos foram fundamentais, mas precisamos estar mais atentos, mais concentrados. Acredito que nós jogamos contra uma equipe muito qualificada. Equipe com vontade, aguerrida. Jogo difícil, mas fundamental para o que queremos alcançar no campeonato - analisou Jorginho. 

Riascos, assim como na primeira rodada, roubou a cena novamente. Quem balançou as redes e deu duas assistências foi Nenê, mas o colombiano - que tem contrato de empréstimo até meados de maio - marcou um belo gol de voleio. Jorginho ressaltou o empenho do atacante, afirmando que no ano passado a torcida cruz-maltina já não acreditava mais nele. 

- Espero que ele continue acreditando no potencial dele. Já falei isso para ele e para vocês também. Muita gente desistiu dele, a torcida já não acreditava mais. Foi bom trabalhar com ele falando olho no olho. Está se posicionando cada vez melhor. Quero ressaltar o trabalho maravilhoso que o Valdir está fazendo com ele. Ele se posicionou muito bem no lance do gol. Esperamos cada vez mais que esse jogador melhore seu nível técnico. 

O Vasco segue líder do Grupo A, com seis pontos e saldo de cinco gols. O próximo compromisso é na quarta-feira que vem, contra o Volta Redonda, em São Januário. O jogo é válido pela terceira rodada do Campeonato Carioca e será realizado às 19h30 (de Brasília). 

Confira a entrevista coletiva de Jorginho: 

Média de gols alta 

- Eu acho que a gente vem construindo um trabalho desde o ano passado, e estamos construindo a confiança dos atletas, a confiança do potencial de cada um, a confiança do grupo. Sabemos que quando perdemos essa confiança, as coisas não acontecem. As coisas vão mal. Ano passado, estávamos o tempo todo sob extrema pressão. Conseguimos organizar os setores esse ano, algumas movimentações importantes. Treinamos a questão tática ofensiva. Movimentação constante dos meus atacantes. Coisas que eu cobro muito deles. O responsável pelo passe não é quem está com a bola, é quem se movimenta. A questão da confiança e a construção de um trabalho de uma grande equipe são fundamentais. O Riascos era contestado e está iniciando muito bem. Quando o Thalles entrar, tem que entrar da mesma forma. Tem que acreditar no potencial desses jogadores. 

Substituições iguais 

- Não tenho como antecipar nenhuma situação do que eu vou fazer. Se perguntar hoje quem foi o melhor do jogo, talvez vocês falem Riascos, mas para mim o Julio dos Santos foi muito bem. Jogador criativo, foi bem defensivamente. Tenho gostado de tudo. Do primeiro e do segundo tempo. O mais importante para mim é que nós temos opções. 

Parte defensiva do time 

- Muito bem. Não sofremos em nenhum momento, foram poucos os momentos que chegaram com penetração. Eles entraram na cara do gol uma vez no primeiro tempo, mas o Vasco se defendeu bem. Julio, Pet e Andrezinho foram muito bem no primeiro tempo, muitos consistentes. No segundo tempo também foram muito bem. Tenho gostado muito da participação defensiva deles, na questão da ocupação de espaço e também de criação. Temos um pouco mais de qualidade para sair jogando. 

Saída do Mateus Pet 

- É uma mudança tática. Pensamos justamente em dar um pouquinho mais de amplitude para a nossa equipe. E o Pet joga como um terceiro volante. Ele está se saindo bem, eu estou muito satisfeito com a colocação dele em campo, com o desempenho dele. É uma questão normal, assim como aconteceu com a saída do Jorge Henrique e a entrada do Eder Luis. O Pet é um jogador importante para a nossa equipe. 

Nenê 

- Ele sempre foi decisivo, pelo menos desde que eu cheguei aqui. Lances, na maioria dos gols. Nosso sistema facilita bastante para que ele esteja sempre apto a receber a bola. Ele é muito inteligente, muito criativo, e é isso que esperamos dele. 

Troca de passes 

- Melhorou do primeiro jogo para esse. Ainda não é o ideal. A equipe hoje conseguiu envolver o America. Em alguns momentos eles fizeram pressão em linha alta, mas conseguimos sair disso, porque nos movimentamos muito bem. 

Vaias ao Julio dos Santos 

- Deu um passe extremamente inteligente para o terceiro gol. Jogador que tem uma consciência profissional muito grande. Mas não é um jogador que vai ser como o Marcelo Mattos, o Diguinho. Temos que ressaltar o quanto ele tem sido efetivo para a nossa equipe. Ele é experiente para lidar com essa questão. Torcedor tem afinidade com um ou com outro. Mas eu estou extremamente satisfeito com o posicionamento dele e com as atuações do Julio dos Santos. 

Eder Luis 

- Já está sendo o Eder Luis que o torcedor espera. Ele não teve a oportunidade de uma sequência. Agora está tendo um tempo maior, treinando muito bem. É o primeiro jogador a dar bote no adversário. O Eder Luis tem sido esse jogador. Não desiste em nenhum momento nos treinamentos. É muito aplicado. Perde muito pouco a posse de bola. Nos deu boas oportunidades. 

Equilíbrio total do time 

- Isso leva um tempo, é muito difícil de a gente dizer uma data exata. Ainda estamos longe do ideal, mas estamos crescendo, a equipe está encontrando o seu padrão de jogo. Os jogadores estão muito atentos a essa situação. 

Yago Pikachu 

- Ele é um ponta. Ele sabe muito bem como se movimentar, quando precisa dar espaço para o Madson. É um jogador muito qualificado tecnicamente. Acabamos fazendo essa dupla. 

Fonte: ge
  • Domingo, 14/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 2
    Grêmio Grêmio 1
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir