Futebol

Veja quem o melhor e o pior jogador do Vasco contra o Botafogo

O Vasco está perto de, enfim, encerrar o jejum de títulos estaduais que já dura 13 anos. Neste domingo, no Maracanã, o Cruzmaltino venceu o Botafogo por 1 a 0 na primeira partida da final do Campeonato Carioca, reverteu a vantagem da equipe de General Severiano e agora precisa apenas de um empate no jogo do próximo final de semana para levantar a taça. Rafael Silva, aos 46 minutos do segundo tempo, marcou o gol que garantiu o triunfo vascaíno.

Para o Botafogo, somente uma vitória por dois ou mais gols de vantagem no dia 3 de maio garante o título no tempo normal. Em caso de triunfo botafoguense por apenas um gol, a decisão será nos pênaltis.

Fases do jogo: Com menos de vinte segundos de bola rolando, o Botafogo assustou o Vasco em lance dividido na área e só não marcou o primeiro gol por conta de uma boa defesa do goleiro Martín Silva em cabeçada de Bill. A pressão, no entanto, não passou disso. Nos lances seguintes, o Cruzmaltino assumiu o domínio do jogo.

O maior tempo de posse de bola, porém, não era sinônimo de eficiência para os vascaínos, que demoravam a se organizar do meio para a frente. O panorama mudou a partir de uma bola recebida por Júlio dos Santos dentro da área, após lançamento de Rodrigo. Mas o volante foi displicente e finalizou por cima do gol de Renan.

Capitaneado por Dagoberto, o Vasco seguiu tentando assustar o Botafogo, mas sem muito perigo. O alvinegro de General Severiano respondeu timidamente, mas também não conseguiu tirar o zero do placar antes do intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o "filme" da primeira etapa se repetiu. O Botafogo pressionou no início e quase marcou com Bill. O Vasco se recuperou e assustou o rival em cabeçada de Júlio dos Santos. A partir dos 15 minutos, o time de General Severiano voltou a sofrer com o cansaço e viu o Cruzmaltino mandar novamente na partida.

As entradas de Bernardo e Rafael Silva contribuíram para o cenário. Minutos depois, no entanto, a saída de Júlio dos Santos deixou o meio de campo vascaíno em situação desfavorável, possibilitando a recuperação botafoguense. Willian Arão chegou a colocar uma bola no travessão, mas foi o Vasco que conseguiu um gol no fim. Aos 46 minutos, Rafael Silva aproveitou a falha da zaga adversária após cobrança de falta e tocou para o fundo da rede, assegurando o triunfo e a vantagem para a segunda e decisiva partida.

Melhor: Rafael Silva – autor do gol da vitória, o atacante mudou o jogo com sua entrada no segundo tempo. Se movimentou bastante e criou boas opções ofensivas

Pior: Marcinho – o meia vascaíno novamente decepcionou. Longe do ritmo de jogo ideal, não criou opções para o ataque do seu time e deixou o campo no segundo tempo

Chave do jogo: Entradas de Bernardo e Rafael Silva. O técnico Doriva acertou ao tirar a dupla Dagoberto e Marcinho, que não vinha bem e "travava" o ataque cruzmaltino. Com as mudanças, o time ganhou fôlego e chegou ao gol

Para lembrar: Vasco e Botafogo se enfrentaram apenas quatro vezes em finais de Campeonato Estadual. E o time de General Severiano levou a melhor em todas: 1948, 1968, 1990 e 1997. Os cruzmaltinos tentarão o troco no próximo domingo (3)

Por outro lado, o Vasco tem um histórico favorável nos confrontos gerais: agora são 139 vitórias vascaínas contra apenas 88 dos botafoguenses

Fonte: UOL Esporte
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri