Futebol

Vindos da China, Luís Fabiano e Montillo esperam brilhar no clássico hoje

Principais reforços de Vasco e Botafogo para a temporada, Luis Fabiano e Montillo têm uma coincidência em comum: os dois vieram do outro lado do mundo, diretamente do futebol chinês, e ainda não engrenaram na volta ao Brasil. Neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, eles se encontram no clássico da segunda rodada da Taça Rio tentando espantar o "jet lag" – expressão em inglês que remete ao efeito causado pela descompensação do organismo após longas viagens com mudanças de fuso horário. Atrás da melhor forma física e técnica, a dupla também vai em busca da primeira vitória em clássicos e do primeiro gol oficial.

Luis Fabiano chegou há menos tempo que Montillo, está no Vasco há um mês e jogou apenas duas partidas, contra Macaé no Carioca e Vitória pela Copa do Brasil, e ainda não balançou as redes. O centroavante de 36 anos admitiu em entrevista recente que tem muito para evoluir.

– Por causa do meu tempo inativo, precisava mais de trabalho de academia no início para pegar força. O importante é estar 100% no início do Brasileiro. Agora é um primeiro passo. Vamos ver como vai ser no decorrer do campeonato. O importante é o julgamento do ano todo – afirmou.

Montillo, por sua vez, chegou ao Botafogo em janeiro, fez toda a pré-temporada com o clube e começou empolgando, marcando um gol no amistoso contra o Rio Branco-ES. Mas desde então, disputou seis jogos e ainda não rendeu o esperado. O meia argentino, de 32 anos, ainda busca um melhor entrosamento com Camilo e já reconheceu que pode render mais.

– Estou trabalhando para encontrar o melhor ritmo. Sei que posso dar muito aqui. Não fiz ainda a partida que posso fazer. Vou continuar trabalhando – admitiu.

Com a demissão de Cristóvão Borges depois da eliminação do Vasco na Copa do Brasil, o auxiliar Valdir Bigode é quem vai comandar o time interinamente. Apesar do momento conturbado, a expectativa do Vasco é aumentar a invencibilidade contra o rival, que já dura desde 2013, e ter ao menos um pouco de tranquilidade para receber seu novo comandante Milton Mendes. No Botafogo, a hora é de esquecer momentaneamente a Libertadores, que só volta em abril, e buscar nesse tempo a reação no Carioca, após ter ficado fora das finais da Taça Guanabara. Com o adversário em crise, é a chance para quebrar o incômodo jejum diante do Cruz-Maltino.

Computando todas as competições e amistosos, Vasco e Botafogo já se enfrentaram em 329 oportunidades, com 142 vitórias vascaínas (515 gols), 99 empates e 88 triunfos botafoguenses (442 gols). Com um ponto, o Cruz-Maltino está em segundo lugar no Grupo C da Taça Rio, enquanto o Alvinegro ocupa o terceiro no Grupo B com três pontos. Na classificação geral do campeonato, as duas equipes estão empatadas com 10 pontos em quarto lugar – as duas de maiores pontuações, tirando os campeões dos turnos, vão para a fase final.

VASCO X BOTAFOGO

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri