Vitória contra o Goiás pode 'impulsionar' reação até duelo com o Santos

Em 13/09/2016 08:04
 
Júnior DutraJúnior Dutra
Foto: Carlos Gregório Jr-Vasco

O primeiro passo foi dado no sábado passado, quando o Vasco, ainda que aos trancos e barrancos, derrotou o Oeste em São Januário. A vitória foi crucial para o Cruz-Maltino, que não vencia há cinco jogos na Série B, começar a reconstruir a confiança aparentemente perdida nesse período. Nesta terça-feira, o time de Jorginho tem a chance de subir mais um degrau em busca de seu objetivo: enfrenta o Goiás, no Serra Dourada. Adversário que está a três pontos da zona de rebaixamento. 

Um possível triunfo, além de retomar a gordura perdida na liderança e se afastar do quinto colocado (o Ceará tem 38 pontos, seis a menos do que o Vasco), começaria a preparar um terreno mais agradável para uma disputa complicada, que acontecerá no dia 21 de setembro. O jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Santos. No primeiro duelo, o Peixe venceu por 3 a 1, mas o gol no fim deu aos vascaínos certa esperança de classificação.

Conseguir nova sequência positiva na Série B significa para Jorginho e companhia trazer, aos poucos, os torcedores de volta aos seus braços. A expectativa é que São Januário fique cheio contra o Santos. Como fazer com que isso aconteça, porém, sem bons resultados e atuações na Segunda Divisão?

Contra o Goiás, o Vasco tem três desfalques, três veteranos: Rodrigo, Julio Cesar e Jorge Henrique. O último vem recebendo algumas críticas da torcida. Para seu lugar, é provável que Eder Luis assuma a vaga, o que significa um time bastante ofensivo de Jorginho, com Junior Dutra, Eder e Éderson na frente. 

O problema é que esses três jogadores não costumam atuar os 90 minutos. Jorginho terá de pensar um plano alternativo e contar com esforço e sacrifício de seus atletas. Junior Dutra garante que isso não faltará. O meia-atacante prometeu máximo empenho ao treinador.

- A minha saída contra o Oeste já estava "planejada". Não digo planejada, porque em cada jogo pode acontecer algo diferente, mas eu estava há um bom tempo sem começar um jogo. Oeste jogando praticamente sem zagueiros, atacando o tempo todo. Falei para o Jorginho que ia dar o máximo. Agora que aconteceu a vitória, muitas dúvidas que estavam na cabeça (dos jogadores e dos torcedores) vão diminuindo. Tudo voltando ao normal - disse Dutra em entrevista coletiva. 

O Vasco é líder da Série B, com 44 pontos, dois a menos do que o segundo colocado Atlético-GO, que enfrenta o Bragantino às 20h30 (de Brasília). 

Goiás x Vasco - 25ª rodada da Série B

Local: Serra Dourada, Goiânia, GO
Data e horário: terça-feira (13 de setembro), às 21h30 (de Brasília)
Provável time: Martín Silva, Yago Pikachu, Luan, Rafael Marques e Henrique; Douglas, Andrezinho, Nenê e Junior Dutra; Eder Luis e Éderson.
Desfalques: Rodrigo (suspenso), Julio Cesar (dores na panturrilha) e Jorge Henrique (dores na coxa).
Pendurados: Yago Pikachu, Marcelo Mattos, Diguinho, Julio Cesar e Rafael Marques.
Arbitragem: Adriano Milczvski - PR (CBF-1), auxiliado por Andre Luiz Severo - PR (CBF-2) e Diogo Morais - PR (CBF-1).
Transmissão: SporTV (menos GO), Premiere e PFCI (com Júlio Oliveira e Carlos Eduardo Lino).