Futebol

Vividos em Vasco e Botafogo, Jordi e Renan se enfrentam neste domingo

Após uma semana de muito assédio e muitas entrevistas fica impossível não perceber que Renan e Jordi têm muitas coisas em comum. Neste domingo, no Maracanã, os dois goleiros negros, quase da mesma altura - o vascaíno, de 1,91m, tem um centímetro a mais -, guardam a missão de substituírem dois jogadores de peso e nome na posição: Jefferson, titular da seleção brasileira, grande ídolo alvinegro e uma Copa do Mundo no currículo, e Martín Silva, reserva de Muslera no Uruguai e com dois mundiais na carreira, que não teve a confiança dos vascaínos abalada após a falha no clássico contra o Flamengo. Além do gosto pela música gospel, Renan e Jordi passaram pelos ensinamentos do mesmo homem: Flavio Tenius, ex-preparador de goleiros do Botafogo e atualmente na mesma função no Vasco.

O experiente profissional, de 50 anos, com passagens por Cruzeiro, Flamengo, Botafogo e seleção brasileira de base, foi responsável pela formação de grandes goleiros do futebol brasileiro, entre eles o atual titular da seleção brasileira e Julio Cesar, antigo dono da posição. Com três meses de trabalho em São Januário, ele aposta no talento de Jordi da mesma maneira que coloca Renan num patamar próximo ao do ídolo botafoguense Jefferson.

- Para mim não foi nenhuma surpresa essas últimas partidas do Renan. Conheço as qualidades dele do tempo em que trabalhamos juntos. Ele tem condição de titular em grandes clubes do futebol brasileiro - sentenciou com a tranquilidade habitual o preparador de goleiros do Vasco.

Na chegada a São Januário, Tenius dizia que sua missão era preparar Jordi para ser o número 1 do Vasco no futuro breve. Martín Silva assinou contrato de quatro anos com o Vasco no ano passado. Ou seja, se não for negociado neste período, ele pode ser o dono da posição até o fim de 2017. Tenius lembra, porém, que cada convocação do uruguaio deve ser encarada por Jordi como uma chance de mostrar seu futebol e comprovar seu valor aos vascaínos.

- Brinco com Jordi e digo para ele acompanhar as convocações do Uruguai para ele saber já quando vai jogar. É um goleiro com personalidade e que está muito motivado - afirmou Tenius em entrevista durante a semana.

Jordi levou seu segundo gol com a camisa do Vasco na partida contra o Boavista (2 a 1 para o time de São Januário). A carreira no profissional de São Januário ainda é curta. São apenas cinco jogos como titular - o primeiro deles já na reta final da Série B. Renan tem mais estrada. Aos 26 anos, ele guarda como jogo inesquecível da carreira a sua estreia no gol do Botafogo. Ele tinha apenas 18 anos e agarrou na final de 2008 contra o Flamengo.

Mas no ano passado, depois da saída tumultuada de Tenius, decisão do antigo presidente alvinegro Maurício Assumpção, o goleiro alvinegro, de 26 anos, chegou a ficar fora da lista de substitutos do alvinegro e passou por maus momentos. Neste ano, nos dois últimos jogos, Renan fez milagres e lembrou o titular Jefferson, com defesas incríveis.

- É um jogo bom para se jogar. E Deus está nos dando essa oportunidade, para mim e para o Jordi. Acompanho pouco o Jordi, mas já vi alguns jogos dele. Parece ser realmente um goleiro muito bom e promissor. O Flávio Tenius certamente está ajudando muito o Jordi, assim como me ajudou no Botafogo. Espero que eu faça um bom clássico e  que o Jordi também possa fazer um bom jogo. Mas que o Botafogo saia vencedor - disse o goleiro alvinegro.

Jordi repete os elogios de Tenius para o rival, diz que tem a imagem de um cara humilde e trabalhador como ele na figura de Renan.

- Ele (Renan) tem demonstrado um excelente trabalho e o Flavio sempre o elogia bastante. Depois de um ano complicado ele está numa situação que nem a minha. Ele é mais velho, mas também desejo boa sorte e que ele consiga seus objetivos na carreira - afirmou Jordi, que espera um nervosismo normal nos primeiros minutos de jogo, mas diz que realiza um sonho de jogar um clássico no Maracanã como titular do gol vascaíno.

Tenius, nada político, mostra bom humor ao comentar o reencontro com seu ex-pupilo.

- Renan vai fazer um grande jogo, mas nesse domingo o Vasco que vai ganhar.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário