Futebol

Xico Sá defende comemoração de Gilberto

A cena se repetiu algumas vezes no Campeonato Carioca: gol, explosão e comemoração nos braços da torcida, facilitada no Maracanã graças a escadinhas que permitem os jogadores chegar mais próximo da arquibancada. O assunto voltou a causar polêmica após o clássico entre Vasco e Flamengo, na semifinal, quando vascaínos festejaram nos braços da torcida e não foram punidos, conforme recomendação da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (Coaf). A CBF, no entanto, tem outro entendimento e vê a comemoração como uma atitude antidesportiva. No "Redação SporTV" desta terça-feira, o jornalista e escritor Xico Sá sugeriu uma padronização e a liberação da comemoração com a torcida.

- Que bagunça! Eu padronizava em uma coisa boa rara da Fifa que é poder comemorar, extravasar, ir para a galera. Rasga esse negócio da Federação, qualquer mil e um fala não fala e deixa uma herança boa da Fifa na Copa, pode comemorar, subir o degrau, fazer promessa e etc. Isso é legal! - disse, lembrando que durante o Mundial, disputado ano passado no Brasil, a entidade máxima do futebol recomendou que as comemorações junto ao público não fossem punidas.

No Brasil, uma circular oficial da CBF trata comemorações do tipo como "conduta antidesportiva". A explicação é que as escadas existentes nas novas arenas, como o Maracanã, servem para rota de fuga do público em caso de emergência e usá-la para chegar ao público seria como subir um alambrado, o que é passível de punição, também por uma questão de segurança.

A discussão no Rio de Janeiro é que, apesar da recomendação específica para o Carioca, nem todos os árbitros adotaram a mesma conduta. O lateral Pará, do Flamengo, foi punido durante o campeonato por comemorar um gol com a galera, usando a escadinha. O jornalista Tim Vickery, correspondente da BBC no Brasil, também participou da discussão e considera as punições um exagero, assim como a reclamação do Flamengo por Gilberto não ter sido punido no último domingo. 

- Se o cara está zombando a torcida adversária é uma coisa, mas se está comemorando o gol, pelo amor de Deus, deixa comemorar - disse.

Fonte: SPORTV
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário