Futebol

A lei da mordaça está de volta e só Renato fala

A decisão da diretoria do Vasco e do técnico Renato Gaúcho de proibir os jogadores de darem entrevistas após a derrota de 2 a 0 para o Flamengo pela primeira partida da final da Copa do Brasil não chega a ser uma novidade em São Januário. Os atletas só poderão voltar a conversar com os jornalistas após segunda ordem ou, muito provavelmente, se conseguirem inverter a situação no segundo duelo da final, previsto para a próxima quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã. O único a falar é Renato Gaúcho.

Por várias vezes a imprensa se viu obrigada a ter de alterar seus planos de entrevistas por causa da decisão da diretoria, tomada sempre em momentos de crise, como no ano passado, quando o Vasco esteve correndo sério risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, ou no início da década, quando suspeitas de corrupção envolvendo dirigentes foram levantadas pelas CPIs do Futebol na Câmara e no Senado, instaladas para investigar supostas irregularidades no futebol brasileiro.

A medida, rotina no clube, tem inclusive dificultado o acerto com alguns patrocinadores, sempre temerosos em fechar contrato com um clube podendo, em alguns momentos, ter a visibilidade de sua marca diminuída na mídia conforme a vontade da direção.

Enquanto os jogadores se calam, Renato tenta motivar o plantel para o segundo jogo da decisão e garante que ninguém no clube está de cabeça baixa por causa do fiasco no primeiro jogo.

\"Não pedi aos meus jogadores que eles levantem a cabeça. Dei uma ordem a eles. O Flamengo ainda não pode ser considerado o campeão da Copa do Brasil pois essa competição não acabou. O time deles poderá até ser campeão, mas vai ter que suar muito para conseguir\", disse Renato Gaúcho.

Antes do duelo contra o Flamengo, o Vasco se volta para o Campeonato Brasileiro, onde neste domingo recebe o Atlético-PR às 16 horas (de Brasília), em São Januário, pela 13ª rodada da competição. O time vascaíno soma 16 pontos e tenta se manter na zona de classificação para a Copa Sul-Americana.

Fica a dúvida se Renato Gaúcho vai optar por poupar os titulares, como fez na vitória de 1 a 0 sobre o próprio Flamengo, na semana passada, ou se vai escalar os titulares a fim de levantar um pouco mais o moral do elenco. Os vascaínos realizarão um treino neste sábado, pela manhã, e depois inicia o período de concentração para o jogo.

O Vasco carrega de forma positiva o histórico de nunca ter sido derrotado pelo Rubro-Negro paranaense em jogos oficiais no Rio de Janeiro. Em compensação, ano passado, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR), o Vasco foi goleado por 7 a 2.

Fonte: Gazeta Esportiva.net
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário