Futebol

Agora só faltam 51

Avesso a entrevistas e polêmico, mas de bem com a vida, o atacante Romário resolveu conceder ontem uma entrevista de cerca de uma hora e dez minutos. Ele falou um pouco da sua vida, contando os momentos mais felizes, mais tristes, família, amigos, inimigos e, fugindo ao seu estilo, pediu desculpas a dois jogadores.

No jogo de ontem, em que atuou durante os 90 minutos, Romário foi um dos destaques do Vasco, marcando dois gols e chegando aos 949. Agora, às vésperas de completar 40 anos, o Baixinho e está a 51 do seu maior feito como jogador profissional: atingir a marca de 1.000 gols na carreira.

Infância - \"Sou favelado com orgulho, acho bonito o termo. Eu nasci na Favela do Jacarezinho e aos 4 anos, fui para a Vila da Penha. Não posso reclamar, pois na minha infância foi muito feliz.\"

Liderança - \"Existem vários tipos de líderes. Eu sou um líder técnico. Os jogadores me respeitam pelo que ainda faço em campo.\"

Amistosos - \"São jogos oficiais que o Vasco marcou para que eu chegue aos 1.000 gols, mas tem como objetivo também testar o rendimento dos jogadores que não vêem atuando, como é o caso do Ramon.\"

Milésimo gol - \"É difícil falar, mas vou tentar chegar lá. Se eu chegar ao milésimo gol, com certeza será no Maracanã.\"

A vida começa aos 40 - \"Alguns dizem que a vida começa aos 40. Mas quando eu fiz 20, e depois 30, também me disseram a mesma coisa. O fato é que sou um cara feliz por tudo aquilo que consegui. Não alcancei todas as coisas que almejei, mas foram pelo menos 80% ou 90%.\"

Romário por Romário - \"Sou uma pessoa comum. Continuo tendo medo de avião e cachorro. As pessoas têm que entender uma coisa. Não gostar de treinar não significa que não treine. Os meus amigos dizem que vou ser um velho chato, mas não concordo muito com isso.\"

América - \"Aprendi a gostar de futebol indo ao Maracanã para assistir aos jogos do América. Sou americano. Gosto tanto que é o time em que mais faço gols (brinca). No sábado, eles vão tentar evitar que eu marque mas, logicamente, vou tentar fazer gols.\"

Vasco - É importante na vida de um atleta ser campeão. A minha relação com o presidente (Eurico Miranda), o técnico (Renato Gaúcho) e a torcida do Vasco foi muito conturbada e hoje é muito boa. Pesaram para minha permanência no Vasco.\"

Eindhoven - \"No PSV, eu cheguei lá, mal falando o português. Imagina falar aquela língua (rindo)? Aqui tem o calor e na Holanda um frio de 21º abaixo de zero.\"

Barcelona - \"No Barcelona consegui mostrar todo o meu potencial para o mundo. Quando retornei ao Brasil para jogar no Flamengo, tinha consciência que se ficasse na Europa teria sido três, quatro vezes eleito o melhor jogador do mundo.\"

Qatar - \"Toda vez que eu saí, fui pelo aspecto financeiro, como os três meses no Qatar. Só valeu mesmo pela grana. Se eu tivesse ficado, teria mais uns 15, 20 gols na minha conta.\"

Alegrias - \"São 20 anos correndo atrás da bola. Nesse período, a minha maior conquista foi a Copa do Mundo de 94. Após 24 anos de jejum, conseguimos extravasar e dar novas alegrias para o povo brasileiro.\"

Tristezas - \"Na vida qualquer um tem. Eu acho que poderia ter disputado as duas Copas do Mundo (1998 e 2002) e as duas últimas Olimpíadas (1996 e 2000) que o Brasil competiu. Isso me deixou triste, mas as coisas passam, a vida passa.\"

Inimigos - \"Nem Zico, Zagallo e Felipão... Não tenho mágoa de ninguém. Com certeza, já fiz muitos coisas erradas e as pessoas me perdoaram. Por que eu não perdoaria também?\"

Família - \"Tenho uma grande mulher, seis filhos lindos, pais saudáveis. Todos sabem da minha filha, que tem Síndrome de Down, e a gente a trata com enorme carinho, já que ela veio lá de cima (Deus). Minha mãe, em relação à minha carreira, errou pouco (prevendo que o filho vai parar aos 42 anos).\"

Imprensa - \"Vocês me massacraram durante todo esse tempo . Eu queria ter um programa só para dar porrada em vocês (rindo). Agora falando sério, vocês foram importantes. Eu diria que 70% positivo e 30, negativo.\"

Política - \"É bem provável que eu me candidate, já me filiei ao partido do dr. Eurico (PPB). O meu objetivo na política é ajudar as crianças, pois é complicado arrumar apoio das empresas. Estou nessa luta e sei como é difícil.\"

Desculpas - \"Passei por momentos conturbados, como as brigas com Andrei e Cafezinho. Eu só gostaria de pedir desculpas aos dois pelo incidentes ocorridos. Por incrível que pareça eu hoje não busco mais atacar ninguém, nem as pessoas que me atacam.\"

Melhor parceiro em campo - \"O melhor jogador com quem atuei foi o dinamarquês Brian Laudrup, nos tempos de Barcelona. Os zagueiros Mozer, Ricardo Rocha e Mauro Galvão foram os melhores que enfrentei... Eram casca grossa.\"

Gols mais bonitos da carreira - \"Aquele gol contra a Holanda (Copa do Mundo de 94), após passe de Bebeto que emendei de primeira. Outro foi na Liga dos Campeões, quando jogava no PSV contra o Estrela Vermelha, no qual driblei vários jogadores e marquei. Ah, e o gol de hoje (ontem), que fiz de letra.\"

Gols mais importantes - \"Com a camisa do Brasil, quando marquei os dois gols que garatiram o nosso país na Copa de 94. Outros foram no jogo entre Barcelona e Atlético de Madrid, quando fiz cinco gols e o árbitro só validou três, e dei passe para os outros dois, na vitória por 5 a 3.\"

Herdeiro - \"O meu filho (Romarinho) leva jeito, é talentoso, mas é preguiçoso, não gosta de treinar (rindo). Espero que ele mude. Vou falar com o Romarinho que treinar é importante na carreira de um jogador profissional.\"

Fonte: Jornal dos Sports
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir