Clube

Assessor da Vice-Presidência de Patrimônio, José Carlos Andrade, fala sobre

O assessor da Vice-Presidência de Patrimônio do Vasco, José Carlos Andrade, falou com exclusividade ao Site Oficial sobre as melhorias no clube no período de julho de 2008 a janeiro de 2009.

Site Oficial do Vasco: Quais são as atribuições do Departamento de Patrimônio?

José Carlos Andrade: Somos responsáveis por muita coisa no clube. Desde a manutenção dos bens patrimoniais, como a sala de troféus e as cadeiras do estádio, até a parte de engenharia, que engloba construção e planejamento. Além disso, temos um setor de compras, que é o almoxarifado, e uma divisão pessoal, por onde passam e são registradas todas as histórias dos funcionários e atletas do clube.

Até por isso tudo, somos o departamento com maior número de funcionários no clube que vão desde porteiros, seguranças, pessoal de manutenção e refeitórios, até engenheiros.

Site Oficial do Vasco: Quais foram as principais reformas em São Januário?

José Carlos Andrade: Fizemos muita coisa em São Januário nesse período. Reformamos as dependências do Departamento de Patrimônio e da Presidência e construímos uma sala exclusiva para o Departamento Jurídico e uma nova sala para o CPD (Centro de Processamento de Dados).

Construímos também uma nova sala de reuniões e fizemos reformas na secretaria do clube, de forma a podermos fazer os serviços de atendimento e cobrança num só lugar.

Reformamos todo o sistema de esgotos do estádio, que vai até a arquibancada central, assim como os quatro banheiros laterais das sociais. Em relação aos banheiros centrais das sociais, estamos dobrando a capacidade de atendimento devido a grande demanda em dias de jogos. Além disso, reformamos também os banheiros na arquibancada, no setor da curva. Fizemos também duas divisões na arquibancada. Uma na curva e outra no setor destinado à torcida visitante.

O Departamento Médico também foi bastante contemplado, ganhando melhorias de aparelhagem, instalações e saunas.

Site Oficial do Vasco: E quais foram as melhorias para o Departamento de Futebol?

José Carlos Andrade: Criamos instalações próprias para a comissão técnica, sendo que algumas já existiam e foram apenas melhoradas.

Reformamos todo o gramado de São Januário e a concentração dos juniores, que agora será ocupada pelo juvenil e infantil, já que os juniores ficarão na antiga concentração dos profissionais, que agora concentram fora do clube.

Outra mudança importante foi na logística das salas do Departamento de Futebol. Agora todos os profissionais trabalham em salas próximas, o que certamente facilitou o processo de trabalho.

Site Oficial do Vasco: E o que você destacaria em relação às melhorias nas outras sedes do clube?

José Carlos Andrade: No Calabouço reformamos principalmente as instalações das dependências da sede, como as paredes, a parte estrutural da escada e agora iremos colocar novo piso e sistema de ar-condicionado. Também vamos ampliar a área do restaurante, as cozinhas e o salão de festas. Na entrada da sede reformamos as calçadas com a utilização de pedras portuguesas e já iniciamos a construção de novos muros.

Na Sede Náutica da Lagoa reformamos banheiros, refeitórios, garagem dos barcos e a sala de musculação, com a instalação de pisos apropriados. Agora vamos terminar a parte da carpintaria e a reforma da área externa da sede. Depois disso, iremos reformar os quartos dos remadores.

No Vasco Barra fizemos também uma série de obras visando atender cada vez melhor nossos atletas e profissionais envolvidos com o futebol. Montamos uma estrutura para a comissão técnica, reformamos a sala de musculação e o alojamento de descanso. Criamos também uma sala de imprensa, já que antes não havia um espaço próprio para as entrevistas coletivas. Reformamos os quatro gramados, sendo que os dois menores ainda estão em sendo terminados. Na pauta ainda estão melhorias no refeitório, na parte de informática, segurança e telefonia, assim como nas instalações de alambrado e arquibancadas. Nossa idéia é fazer do Vasco Barra um CT cada vez mais profissional.

Em Caxias a situação é um pouco diferente em virtude de uma pendência judicial, mas acredito que em breve resolveremos isso e poderemos dar continuidade ao nosso sonho que é de tornar o espaço um grande CT de futebol amador.

Site Oficial do Vasco: Quais são os próximos projetos do Departamento de Patrimônio?

José Carlos Andrade: O grande projeto é a reforma do Estádio de São Januário. Fizemos um grande estudo sobre esse assunto e agora em fevereiro temos algumas reuniões marcadas para decidir o que será feito. Estamos com algumas coisas muito boas em pauta, mas em função da crise econômica mundial tivemos que dar uma segurada no projeto. Mas se tudo der certo, o torcedor vascaíno pode ter boas notícias ainda em fevereiro.

Além disso, estamos planejando também a reforma do parque aquático e das instalações do futebol amador.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri