Base: Dallas Cup, que teria participação do Vasco, foi cancelada

13/03/2020 às 11h36 - FUTEBOL

A Dallas Cup foi cancelado por causa da pandemia de coronavírus. O torneio, referencia em futebol de base, é considerado uma das portas de entrada para a MLS (Major League Soccer). A competição seria realizada entre os dias 5 e 12 de abril, nos Estados Unidos. A organização se reuniu imediatamente após a confirmação do 36º caso no condado de Dallas. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (13) a fim de evitar a proliferação do vírus. A princípio, a competição deste ano não será realizada por falta de datas no calendário dos clubes convidados.

Em entrevista ao Torcedores.com, o CEO da Dallas Cup, Jim Trebilcock disse que o estado do Texas, onde o torneio seria realizado, se encontra em estado de emergência. Afinal, 36 pessoas testarem positivo para o coronavírus na região.

“Existe um risco muito grande neste momento. Afinal, algumas pessoas foram diagnosticadas com o vírus no condado de Dallas. Nós entendemos que a melhor decisão é o cancelamento do torneio. Para nós da organização, antes de mais nada, a saúde e a segurança de todos os envolvidos, são de fundamental importância”, revelou.

Em 2020, a Dallas Cup teria a participação de 12 clubes sendo dois brasileiros: Vasco e Athletico Paranaense. O Tigres, Rayados, León, Atlético Nacional, FC Dallas, Montreal Impact, Toronto FC, West Ham United, Derby County, e o Eintracht Frankfurt também estavam confirmados no torneio.

“Estávamos animados com a possibilidade de receber o Vasco da Gama e o Athletico. Eles são referência na formação de jogadores na América do Sul. Porém, a velocidade de infecção do novo coronavírus nos Estados Unidos, e em todo o mundo, está sendo muito mais rápido do que o esperado. Dessa forma, estamos nos unindo as autoridades locais a fim de evitar possíveis riscos de infecção para qualquer pessoa que participasse da Dallas Cup”, finalizou.

Essa seria a 41ª edição da Dallas Cup. O torneio, inclusive, é considerado um dos mais importantes torneios de futebol de base do mundo juntamente com a Al Kass Cup, no Qatar, Obendorf Cup, na Alemanha, Terborg Cug, na Holanda e Viareggio Cup, na Itália.

Saiba mais sobre a Dallas Cup

O Vasco ia jogar a Dallas Cup pela primeira vez 2020. Convidado pela organização, o Gigante da Colina aceitou fazer parte da competição a fim de fazer parcerias com os clubes da MLS. Afinal, os dirigentes buscam acordos para ingressar no mercado norte-americano.

A delegação do Vasco seria formada por 30 pessoas, sendo 23 jogadores, cinco integrantes da comissão técnico, além de dois dirigentes. Entre os jogadores inscritos estavam o goleiro Alexandre Fintelaman, do lateral-esquerdo Gabriel Cunha, do volante Matheus Nunes, e o atacante Luan.

Já o Athletico ia em busca do terceiro título da Dallas Cup. O clube foi bicampeão em 2004 e 2005, derrotando o Argentinos Juniors e o Santos Laguna respectivamente. O torneio revelou jogadores como o zagueiro Rhodolfo, campeão da Copa Libertadores da América pelo Flamengo em 2019, o goleiro Guilherme, do Lokomotiv, da Rússia.

Com 12 troféus ganhos, os times brasileiros são os que mais venceram a competição. Porém, o Tigres, do México, é o atual campeão da Dallas Cup.

Fonte: Torcedores.com