Política

Roberto Monteiro lança candidatura à presidência do Vasco

Sócios e Conselheiros lançam Roberto Monteiro à presidência do Vasco

A área reservada do Restaurante Português Cidade do Porto ficou superlotado no sábado, dia 15 de dezembro. Sessenta sócios vascaínos, todos com mais de 5 anos de vida associativa, se reuniram para lançar o nome de Roberto Monteiro à presidência do Vasco, nas eleições que ocorrerão em 2014.

O manifesto de lançamento, veja abaixo, foi lido pelo presidente da OAB-RJ, Wadih Damous.

Compareceram ao evento vários membros do Conselho Deliberativo e diversas personalidades como Pedro Paulo (Supermercados Mundial) que trouxe o apoio de pessoas do setor empresarial, Edmilson Valentim (ex-deputado federal e membro do Conselho Deliberativo), Elói Ferreira (presidente da Fundação Palmares e ex-ministro da Igualdade Racial no Governo Lula), Claudinho, presidente da Associação das Torcidas Organizadas do Vasco, (ASTOVAS) representantes e diretores das Casas Portuguesas além de outros importantes personagens vascaínos.

Para Roberto Monteiro, o ato foi “o início da construção de uma candidatura que durante todo o ano de 2013 irá dialogar com os vascaínos visando formar um programa de ação que será submetido aos sócios em 2014”. Monteiro, que é presidente em exercício do Conselho Deliberativo do Vasco, fez questão de deixar claro ainda que sua principal preocupação como vascaíno “será sempre e em todo o momento lutar pelo que é melhor para o Vasco..” Roberto Monteiro assinalou que as eleições serão apenas em 2014 e, até lá, tudo o que for bom para o Vasco será apoiado por ele e pelos que defendem sua candidatura pois, acima de tudo, está o Vasco e sua torcida.

O clima do evento foi de grande entusiasmo e a leitura do Manifesto de Lançamento foi em vários momentos interrompida por aplausos. Todos os presentes foram unânimes em afirmar que em 2014 será o ano da verdadeira renovação vascaína e que este desejo de renovação é hoje um anseio comum entre sócios e torcedores, preocupados com os rumos do Gigante da Colina.

LEIA ABAIXO A ÍNTEGRA DO MANIFESTO

PREÂMBULO: NOVOS RUMOS

A grandeza de uma instituição é constituída por diversos aspectos que, unidos, formam o que podemos chamar de sua personalidade. Esses aspectos são a história, as conquistas, os aficionados, as tradições, o patrimônio, etc. A “personalidade” do Club de Regatas Vasco da Gama é marcada pelo pioneirismo, pela ousadia e pela vocação para vencer. Por tudo isso (história, conquistas, torcida, tradições e patrimônio) qualquer vascaíno pode dizer, sem medo de errar, que o Vasco é o maior clube do Brasil, quiçá do mundo.

Contudo, mesmo uma potência com mais de onze décadas de existência passa por crises e fases ruins. Vivemos recentemente longos oito anos nos quais tentaram transformar nosso clube em propriedade privada de um pequeno grupo, enquanto o Vasco afundava em dívidas e perdia terreno para seus concorrentes. Os sócios que denunciavam os desmandos eram perseguidos e vários foram expulsos.

Muitos vascaínos não se conformaram com esse estado de coisas e, tendo à frente o ídolo Roberto Dinamite, conseguiram, em 2008, trazer de volta à democracia ao clube mais popular e democrático do Rio.

De lá para cá, o novo presidente do Vasco contou com amplo apoio, tanto da torcida, como do corpo social, para tentar renovar a prática administrativa do clube, com mais profissionalismo, transparência e competência.

Mas desde o início da nova administração discordamos da postura do Presidente em relação a algumas questões. Um exemplo: a decisão de jogar para debaixo do tapete a apuração das denúncias contra a gestão anterior foi, em nossa opinião, maléfica, pois essa iniciativa seria de grande simbolismo para inaugurar novos tempos na gestão vascaína, já que a apuração não seria levada adiante por ódio ou desejo de vingança, mas sim para servir de exemplo para qualquer um que, no comando vascaíno, confunda seus interesses privados com os interesses do clube.

No entanto, apesar desta e de outras divergências, entendemos que ninguém pode tocar uma gestão o tempo todo com consenso absoluto de sua base e também entendemos que toda nova administração necessita de um tempo para se firmar. Por isso, jamais colocamos em dúvida nosso apoio a Roberto Dinamite e a sua diretoria, como podem comprovar todos que vivem a vida política do Vasco. Mesmo no momento do rebaixamento nunca faltou ao presidente o apoio dos sócios, do Conselho e da torcida.

Roberto Dinamite foi reeleito em 2011 com a esperança de que os erros da primeira gestão fossem corrigidos.

Podemos dizer que a nossa paciência em relação à administração Roberto Dinamite foi quase infinita.

Hoje porém, mesmo com todo o carinho que temos em relação ao ídolo Roberto Dinamite, somos forçados a assumir, pelo bem do Vasco, uma nova posição.

Dinamite prestou grande serviço ao Vasco, encabeçando o grupo que afastou da instituição uma gestão que tentava transformar o Clube em um feudo. Mas não se pode negar que no campo administrativo, Roberto Dinamite se mostra cada vez mais incapaz, com pouca iniciativa e omisso.

O que parecia ser pequenos erros de iniciante revelaram-se, em Roberto Dinamite, vícios incorrigíveis.

Incapaz de comandar e sem coragem de delegar tarefas, Roberto foi cada vez mais transformando o Vasco em uma barafunda, onde muitos mandam e cada vez menos pessoas obedecem.
Os vice-presidentes vivem batendo cabeça, e o que um diz hoje, é desmentido pelo outro amanhã, em uma prova clara de que falta um comando. Esse descalabro fez com que muitos colaboradores de primeira hora saíssem de seus cargos, pois se sentiam incapazes de mudar o rumo das coisas já que o estilo de administração imposto por Dinamite é cada vez menos profissional e cada vez mais familiar.

Isso resulta em constantes atrasos no pagamento de funcionários e jogadores. Em contratações de “reforços” absurdos, sem quaisquer condições de atuar no Vasco. Em um trabalho de base que carece de apoio. Em um programa de sócios caótico. Na venda de jogadores sem critério. Em contratação de parentes do presidente recebendo altos salários. Na defesa tíbia dos interesses vascaínos, em favor de uma genérica e “ingênua” (para não dizer covarde) defesa do “futebol carioca”.

Até aqui expressamos a opinião de um grupo de sócios e conselheiros oriundos das arquibancadas e que reconhecem em Roberto Monteiro seu mais representativo porta voz.

Mas este manifesto é bem mais amplo do que isto. Não será a opinião sobre nosso passado recente que nos unirá, pois sobre ele é natural existirem diversas leituras. O que nos unirá e o que nos une é o que nós queremos para o futuro do Vasco.

O GIGANTE DE SANGUE NOVO

RENOVAÇÃO, OUSADIA E CORAGEM

O Vasco não vive hoje apenas uma crise financeira ou esportiva. O Vasco vive uma crise de perspectiva.

Diante deste cenário, certos personagens ligados de alguma maneira à tristes tempos do nosso clube, arvoram-se em opção de poder para o Vasco. Na verdade representam, de forma mais ou menos camuflada, o “retorno ao passado”.

No entanto, cresce entre os sócios e torcedores a convicção de que em 2014 será a hora de uma verdadeira renovação.

Nem continuísmo, nem retrocesso. Chega de mais do mesmo! Precisamos de SANGUE NOVO. Novas ideias, comprometidas com nossas tradições, mas tendo em mente o exemplo de pioneirismo dos vascaínos que construíram nossa história.

Precisamos de ousadia sem irresponsabilidade e coragem sem arrogância.

Precisamos ter no comando do Vasco um vascaíno apaixonado, mas que saiba trabalhar com planejamento e cercado dos melhores profissionais. Um vascaíno que se comprometa com a conquista de títulos, mas que tenha em mente o crescimento patrimonial do Vasco, equacionando suas dívidas e tornando o Clube autossustentável.

Nós, que nos somamos a este manifesto, cremos que o nome que representa essa renovação, com ousadia e coragem, é o nome de Roberto Monteiro.

Roberto Monteiro tem 42 anos, 26 como sócio do Vasco. Na juventude participou ativamente da FJV. Com apenas 21 anos foi eleito para compor o Conselho Deliberativo do Vasco. Em 1997 participou da fundação do MUV, que veio a se tornar o maior movimento da oposição vascaína. Na última eleição do Vasco foi o coordenador geral da campanha de reeleição de Roberto Dinamite e foi eleito vice-presidente do Conselho Deliberativo.

Seu intenso e precoce envolvimento com o Vasco não o impediu de se dedicar aos estudos, tendo se formado aos 22 anos em direito. Desde então mantém seu escritório de advocacia tendo, recentemente, sido eleito pela terceira gestão consecutiva Conselheiro da OAB-RJ, onde assumirá em 2013 o cargo de secretário-geral da CAARJ (Caixa de Assistência dos Advogados).

Em 2007 assumiu o mandato de vereador, sendo reeleito em 2008 e obtendo em 2012 a maior votação de sua carreira política, 17.500 votos. Mesmo não tendo conquistado um novo mandato (o seu partido não alcançou o coeficiente mínimo exigido para eleger um parlamentar) Roberto Monteiro é respeitado por todas as forças políticas, tendo se credenciado como um excelente articulador.

Ou seja, Roberto Monteiro é jovem, dinâmico, aglutinador e ama o Vasco. Sem ser filho de nenhum vascaíno “ilustre”, Roberto Monteiro construiu por si só seu caminho no Clube o que o credencia como um candidato independente, pois vem da arquibancada e tem compromisso apenas com os sócios e torcedores.

Alguns objetam que estamos lançando o nome de Roberto Monteiro cedo demais, afinal as eleições serão apenas em 2014. É verdade, as eleições serão apenas em 2014 e até lá agiremos como vascaínos que somos, apoiando a diretoria no que for bom para o Vasco, combatendo o que o prejudicar. Mas queremos deixar claro que temos a convicção de que estamos no tempo certo, pois queremos poder aglutinar em torno deste nome o maior número possível de vascaínos, sócios ou não, que queiram ajudar a construir nosso programa, para em 2014 podermos apresentar um projeto construído coletivamente e digno da grandeza do nosso clube.

Confessamos também que temos pressa. Pressa em fazer o Vasco avançar na direção do seu destino de vitória e títulos, o que as novas gerações vascaínas tanto anseiam.

Não temos dúvida de que com Roberto Monteiro na presidência o Vasco terá sangue novo para novas conquistas.

Convidamos todos os vascaínos e vascaínas a se juntarem a nós nesta caminhada. Com certeza teremos obstáculos, mas vamos superá-los com serenidade, pois nosso passo é o passo do GIGANTE.

VASCO ACIMA DE TUDO – 15 de Dezembro de 2012

Fonte: NETVASCO
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri