Imprensa

Bruno Mazzeo: Eurico vem se esforçando para rebaixar o Vasco

Primeira conclusão: tá feia a coisa...

Por Bruno Mazzeo - ator da TV Globo e Multishow

Eu estava preocupado com o Vasco. Isso antes do jogo contra o Hamburgo. Porque agora estou bem mais. OK, o jogo não pode ser considerado definitivo para nenhuma conclusão, afinal, o time vem de férias e se não tivesse pintado esse torneio caça-níquel teria sido apenas um jogo-treino contra, sei lá, a seleção de Valença. Mas nem seria necessário esperar essa estréia. Qualquer criança sabe que dos cariocas o Vasco foi o que menos e pior contratou. Além de ter perdido seus dois melhores jogadores (Conca e aquele outro - sem falar no sempre útil Perdigão).

Está cada vez mais difícil torcer para o Vasco, que não consegue montar um bom time desde 2000. O atual tem só três problemas: a defesa, o meio-de-campo e o ataque. Tirando isso, tá tudo certo. A zaga continua mantendo a regularidade apresentada no ano passado: cheia de buracos, capaz de tomar gols inacreditavelmente bobos: no primeiro, o atacante estava exatamente entre os dois defensores; no segundo, nem isso, o cara estava sozinho. O ano promete ser de muitas emoções, porque entrar nessa defesa é mais fácil que empurrar bêbado na ladeira. E o que era esse Marcos Vinícius escondidíssimo na lateral esquerda? Na transmissão da TV disseram que ele estava improvisado. Então é isso. Ele deve ser bancário e improvisaram ele como jogador de futebol.

O meio-de-campo chega a ser mais inútil que o anjo da guarda da família Kennedy. Jonilson eu até acho que foi uma boa contratação (pra você ver a que ponto chegamos!), mas esse Thiaguinho... Eu realmente não consigo entender qual é o problema com o Andrade. Não é nenhum jogador brilhante, eu sei, mas tem um grande diferencial, além do bom toque de bola: a cobrança de falta. Para um time medíocre como esse pode ser decisivo. E não vamos esquecer do Amaral, intocável, com lugar garantido no time independentemente do técnico. À frente deles, Beto, veterano e rodado (nenhum trocadilho com \"\"desce redondo\"\", por favor), o melhor do time enquanto esteve em campo. O que não significa que vá ser assim no próximo jogo, ele vem provando isso durante a carreira. E, responsáveis pela ligação com o ataque, Morais e Leandro Bonfim. O primeiro é hoje a grande estrela do time, o que é suficiente para a gente ter a certeza de que a coisa está mesmo complicada. Se ele jogasse a metade do que pensa que joga estaria no Barcelona. O segundo aparece tão pouco que ainda não consegui formar uma opinião. E sem meia de ligação a bola não chega ao ataque.

Ah... o ataque. Não posso nem fazer aquele trocadilho antigo de que se trata de um \"\"ataque cardíaco\"\", porque isso se diz quando o ataque é ruim. O que não é o caso, já que para ser ruim ele precisa existir. Me assusta essa idéia da dupla de técnicos de poluir o meio de campo (nesse caso não é preencher, é poluir mesmo) com cabeças de bagre - digo, de área - e deixar na frente só o Alan Kardec ou o Villanueva ou mesmo o Edmundo. A melhor opção de ataque acabou sendo o Wagner Diniz que, quando não se joga tentando cavar um pênalti, até leva perigo.

Não é de hoje que Eurico Miranda vem se esforçando para fazer o Vasco cair para a Segunda Divisão. Ele vai fazendo seu trabalho tão bem que um dia vai acabar conseguindo.

Fonte: Jornal do Brasil
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário