Outros Esportes

Caio Duprat é apontado como um dos três melhores karatecas do Brasil

Tetracampeão brasileiro, hexacampeão Estadual e medalha de prata no Mundial de Juniores de Karatê, realizado em Limassol no Chipre, o atleta vascaíno Caio Duprat de apenas 19 anos sonha com vôos mais altos. Ele quer estar na equipe brasileira que disputará os Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro em 2007:

"Não adianta só a vaga, tem de ganhar (medalha). O Pan será no Rio, minha Família e amigos vão estar torcendo, e o evento chamará atenção para o Karatê", diz confiante o jovem atleta do Vasco.

Caio apontou que os principais rivais dele no Brasil são Emanuel Santana (SC) e Roney Victor (MG), que ele já teve a oportunidade de enfrentar em torneio Adulto, mesmo tendo idade para a categoria Júnior. O karateca vascaíno lamenta a falta de estrutura no Brasil, principalmente após ter participado do Mundial recentmente:

\"Na final, perdi para um francês. Os franceses têm todo o apoio, tanto que já foram campeões mundiais. Estavam lá com a delegação completa. O Brasil foi com uns dez atletas, cada um pagando suas despesas, um ou outro com patrocínio. Achava que o Mundial seria mais difícil. Mas o Brasil é muito bom, só falta estrutura\".

Caio Duprat reclama o fato de o Karatê não ser um esporte olímpico, e por isso a Confederação e a Federação do esporte não recebe do Comitê Olímpico Brasileiro verbas da Lei Agnelo/Piva. Sendo assim, em torneios internacionais, só viaja quem paga passagens e hospedagens do próprio bolso.

\"Parcelei R$ 5 mil da viagem no cartão de crédito da minha mãe. Com a Bolsa-Atleta (do Governo Federal), estou pagando a viagem. O Vasco ajuda com passagens, mas o governo ou uma companhia aérea ou agência de viagens também deveria nos apoiar nesse sentido, quitando os valores. O que mais precisamos é de passagens e hospedagens\", diz Caio.

O jovem atleta é um dos discípulos do mestre Tókio Mao, considerado o último kamikaze do Japão na Segunda Guerra Mundial. Caio teve aulas na academia Jinen-Kan em Icaraí. Ele vem recebendo elogios do técnico do Vasco, Manoel Varella, e da hepta-campeã brasileira Fernanda Monturil:

"É um dos três melhores do país e faz lutas equilibradas com os melhores adultos: o Emanuel e o Roney", comentou Fernanda, a karateca vascaína.

Fonte: Site oficial do Vasco
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir