Clube

Campeão brasileiro pelo Vasco em 74, Amarildo aposta em Dunga para o hexa

Quando perdeu seu principal jogador na Copa do Mundo do Chile, em 62, o então treinador da seleção Brasileira, Aimoré Moreira, escolheu por um jovem atleta do Botafogo para assumir a difícil missão de substituir Pelé com a amarelinha. O camisa 10 brasileiro sofreu uma contusão na partida contra a Tchecoslováquia na segunda rodada do Mundial e teve que ficar fora de toda a competição, e Amarildo herdou a responsabilidade de substituir o Rei do Futebol.

E a sua estreia no Mundial não poderia ser melhor. O Brasil perdia para a Espanha, de Puskas, por 2 a 1 até os 27 do segundo tempo, resultado que eliminava a seleção da Copa. Porém, Amarildo marcou duas vezes e garantiu a virada da equipe de Aimoré Moreira e, consequentemente, o primeiro lugar no grupo. O “Possesso”, apelido que passou a ser chamado após o torneio, voltou a ser decisivo na final do Mundial. O ex-atacante marcou o primeiro gol da vitória sobre a Tchecoslovaquia por 3 a 1.

- A minha carreira estava em risco. Imagine se não tivesse dado tudo certo. Porém, eu sempre tive confiança nos meus meios. Haviam jogadores de grande qualidade jogando comigo e vários deles eram do Botafogo. Além de mim, tinham o Nílton Santos, Didi, Garrincha e Zagallo. Eu não tive nenhum problema de adaptação. O único que tinha de fora era o Vava, do Palmeiras, que encaixava muito bem com a minha maneira de jogar - disse Amarildo sobre a missão de substituir Pelé.

\"Em

Em ordem da esquerda para a direita: Edu, Coutinho, Amarildo, Dadá Maravilha e Zito

Aposentado desde 1974, ano em que foi campeão brasileiro pelo Vasco, Amarildo, que chegou a tentar a carreira de treinador em 2008 – quando comandou o América-RJ em duas partidas no Campeonato Carioca-, trabalha atualmente em uma escolinha de futebol com o ex-botafoguense Jairzinho. Mesmo que de longe, o ex-jogador continua acompanhando a seleção brasileira e faz grandes elogios ao atual comandante da amarelinha.

- Para mim a grande surpresa é o Dunga. Todo mundo falava mal, mas eu sempre o vi como um treinador dentro de campo. Na Copa de 94 ele já era um comandante nas quatro linhas. Ele confirmou as qualidades dele. Ainda teve a coragem do Ricardo Teixeira em ter dado essa confiança a ele. Nem o Dunga deixou se abater. Isso sempre foi da personalidade dele. A seleção está em boas mãos.

Amarildo faz grandes elogios ao grupo da seleção. Para o ex-atleta, os jogadores estão unidos, o que será importante em um torneio curto como a Copa, e manda um recado para Ronaldinho Gaúcho.


Amarildo em ação pela Seleção, em 62
- O Dunga sabe o que está fazendo, ele está reservando alguma coisa. Ele sabe que não tem como definir os 22 jogadores agora e só vai decidir os convocados no último momento. Os atletas que ele tem na cabeça não precisam ser analisados tecnicamente. Os jogadores também sabem que só vão à África do Sul se demonstrarem aquilo que eles foram anos atrás. É o caso do Ronaldinho Gaúcho, que ainda é jovem, mas que ainda tem que confirmar a forma física e técnica até a Copa do Mundo. Mas se isso não acontecer, o Dunga será fiel aos jogadores que foram leais a ele.

Um dos pioneiros do futebol brasileiro no exterior, com passagens por Milan, Fiorentina e Roma na década de 60, Amarildo fez história com a camisa do Botafogo, onde fez parte de um dos maiores times da história do clube. Mas se não fosse por problemas de relacionamento com o então treinador das divisões de base do Flamengo na época, o \"Possesso\" poderia ter vestido a camisa de um dos maiores rivais do Glorioso.

- Vim de Campos e comecei, em 56, nas categorias de base do Flamengo. Fiquei lá durante dois anos. Porém quem treinava as divisões de base do clube era um paraguaio, o Freitas Soliche. E ele sempre queria que todos os jogadores obedecessem a ele. Só que eu era muito rebelde, minha personalidade era muito forte, então ele não gostava de mim. Fiquei dois anos sem jogar no time profissional. Acabou que ele me dispensou quando eu sai de férias. Para mim foi uma decepção, que eu sempre sonhei em ser jogador do Flamengo. Mas hoje torço apenas pelo Botafogo - disse Amarildo, que chegou ao Alvinegro por conta

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir