Clube

Caso Jéferson esquenta o clássico horas antes de a bola rolar

O clássico entre Fluminense e Vasco começou antes mesmo de os times entrarem em campo no Maracanã. Preocupado com a possibilidade de ficar fora da fase semifinal da Taça Guanabara 2009, o Fluminense está de olho no julgamento que pode punir o Vasco com a perda de seis pontos. O pivô da polêmica é o meia vascaíno Jéferson, que teria entrado em campo de forma irregular contra o Americano, na primeira rodada da competição. O advogado tricolor, Mário Bittencourt, confirmou neste domingo que o clube das Laranjeiras pode fazer valer seus direitos.

- Estamos nos colocando como parte interessada. O Fluminense ou qualquer outro clube que tiver interesse no campeonato deve tomar medidas. Vamos fazer uma reunião nesta segunda-feira (09/02) para ver se entramos como parte interessada no processo ou se vamos apenas acompanhar o desenrolar da situação. Com uma liminar, o jogador (Jéferson) poderia ter enfrentado o Americano. Mas o Vasco recebe esse atleta com a liminar e bota ele para jogar sem ter sido inscrito na competição. Ele não estava inscrito no Bira. Então, vamos decidir se tomaremos alguma posição ou não - disse Bittencourt à Rádio Tupi.

A resposta vascaína foi rápida. O assessor jurídico do clube, Luiz Américo, afirmou que não há irregularidade alguma na situação de Jéferson e aproveitou para provocar os tricolores, que cumprem campanha ruim na Taça Guanabara.

- Acredito que o Fluminense não conhece a questão, pois se conhecesse saberia que o jogador não está irregular. O Fluminense não consegue os resultados em campo, e quer ir para o tão conhecido \"tapetão\". Não acredito que o Fluminense faça isso, pois não há interesse em prejudicar o campeonato. Eu penso somente no clássico de hoje, nas quatro linhas. Conseguimos uma liminar, não há nenhum tipo de irregularidade. O vascaíno está acostumado a esse tipo de situação. Tem sempre alguém querendo complicar a situação do Vasco. Os jogadores devem decidir dentro de campo. Uma decisão fora de campo mancha o resultado dentro de campo. O Fluminense não tem interesse de tomar esse tipo de atitude, que seria muito anti-desportivo. Boa sorte ao Fluminense, e que o jogo seja decidido dentro das quarto linhas - respondeu Américo.

Entenda o caso Jéferson

Jéferson foi denunciado pela procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ), que acredita que o nome jogador vascaíno não constava no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) no momento da partida contra o Americano. Caso a história seja confirmada, o Vasco teria infringido o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, e corre o risco de perder o dobro dos pontos da partida (seis), além de pagar uma multa entre R$ 1 mil e R$ 10 mil. Na próxima quinta-feira (12/02), a Quinta Comissão Disciplinar do TJD julgará o caso.

A diretoria vascaína se diz tranquila e garante que uma liminar foi expedida e restaurou a regularidade de Jéferson a tempo de enfrentar o Americano. Luiz Américo garantiu que não há possibilidade do clube ser punido.

- Estamos tranquilos. A liminar foi expedida e restaurou a regularidade do Jéferson. E assim também é o entendimento da Federação - encerrou.

Fonte: ge
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário