Categorias de base

Categorias de base: Vasco garimpa novos talentos em Ribeirão Preto

Longe daqui João Vitor, Dener, Éverton, Luis Augusto e Hugo, passaram na peneira do Vasco e nem cogitam tentar a sorte em Ribeirão Preto. Enquanto Botafogo e Comercial desprezam a possibilidade de garimpar talentos que surgem aos montes em Ribeirão, o Vasco da Gama aproveita a lacuna e está levando para o Rio de Janeiro seis garotos que foram aprovados em uma peneira realizada na semana passada na ADPM, Associação Desportiva da Polícia Militar, no bairro Ipiranga. Cinco deles, são de Ribeirão e um de Sertãozinho.

João Vitor, 14 anos, Éverton Souza 15, Luiz Augusto 14, Hugo Faria, 12, Dener dos Santos, 15 e Leonardo Nogueira, de 15 anos, são nomes que um dia poderiam jogar no Botafogo ou no Comercial, mas que a partir de agosto vão passar por uma avaliação de 30 dias em São Januário.

Se vão ser aprovados e se tornarão profissionais de sucesso, só o futuro dirá. Mas esta resposta não será dada em Palma Travassos ou em Santa Cruz. Dos seis, apenas Leonardo não mora em Ribeirão. Saiu de Sertãozinho para enfrentar a peneira com mais de 200 meninos. Os outros cinco são garotos humildes que moram em bairros da zona norte da cidade e que sonham em jogar futebol. Mas nenhum deles pensa em se tornar jogador por aqui. Um retrato de como os clubes locais estão perdendo espaço até mesmo na formação de talentos.

“Nunca tive vontade de jogar no Comercial e nem no Botafogo porque as escolinhas não tem relação com o time. E além disto não poderia pagar”, conta João Vitor, morador do Heitor Rigon. O meia Dener, que pela primeira vez ficará longe de casa também prefere buscar a chance em um time grande a tentar passar pelos testes no Botafogo, apesar do pai ser botafoguense. “Não é muito legal, e por aqui não tem tanta estrutura. Nunca pensei em ser profissional jogando aqui”, conta o garoto, feliz com a chance de poder se firmar no Rio de Janeiro.

Fonte: Blog LEU LEUTRAIX