Futebol

Cocada, ex-Vasco, fala da decisão da Copa do Brasil e do carinho pelo Vasco

Luiz Edmundo Lucas Corrêa está com 45 anos e agora trabalha como treinador de futebol. Para quem não reconhece o nome, talvez seja melhor chamá-lo pelo apelido: Cocada agradece. Em uma conversa por telefone com o GLOBOESPORTE.COM , o ex-jogador de Flamengo e Vasco comentou, entre outras coisas, sobre o famoso gol na vitória por 1 a 0, em 88, que deu o título carioca aos cruzmaltinos.

O detalhe é que ele entrou em campo aos 41 minutos do segundo tempo no lugar do atacante Vivinho, fez o gol aos 44, com um belo chute de canhota, e foi expulso logo depois por ter tirado a camisa na comemoração.

- Aquele gol foi um marco na minha vida profissional. Algo que eu chamei esquecerei, porque sempre fui um batalhador, era o primeiro a chegar nos treinos e o último a sair. Lembro que antes de entrar na partida disse ao Célio Silva (zagueiro) o que faria e não deu outra. Levei sorte de acertar um chute daqueles, mas foi fruto de minha perseverança - diz Cocada, com uma voz emocionada.

Na época, houve quem dissesse que, após o gol, Cocada tinha corrido em direção ao banco do Flamengo para xingar ou mostrar para o técnico Carlinhos que ele tinha dado a volta por cima, já que havia sido dispensado pelo treinador cinco anos antes, quando defendia o clube da Gávea.

- Tudo isso que disseram não condiz com a realidade. Eu estava comemorando com meus companheiros, acabei tropeçando em alguém e caí na frente do banco do Flamengo. Eu e Carlinhos não trocamos uma palavra sequer naquele momento e nunca pensei em xingá-lo ou coisa parecida - explica o ex-jogador.

Cocada vai além e volta a pedir desculpas por qualquer coisa a Carlinhos mesmo lembrando que nunca fez nada para magoá-lo.

- Uma vez, acho que em 90, encontrei com ele no Americano e mostrei que não tinha nenhum ressentimento. Também já pedi desculpas em uma entrevista há alguns anos. Então só quero que fique bem claro que fiquei chateado quando fui dispensado, mas não tive raiva do Carlinhos.

Muita gente não sabe, mas em 83, Cocada foi campeão brasileiro pelo Flamengo, dirigido pelo técnico Carlos Alberto Torres. Cinco anos depois, veio o ápice da carreira com o gol na vitória do Vasco por 1 a 0 sobre o time rubro-negro, que deu o título carioca ao Gigante da Colina. Por essas e outras, o ex-lateral lembra com carinho, em entrevista pelo telefone ao GLOBOESPORTE.COM, de alguns jogadores do dois clubes.

- No Flamengo sempre fui muito bem tratado por todos os jogadores e tenho um carinho especial por Zico, Adílio e Raul, que foram grandes companheiros e amigos - recorda Cocada.

O treinador, que recentemente trabalhou com Arturzinho no Vitória, também se recorda com carinho dos tempos em que passou no Vasco.

- O Romário sempre foi bacana, amigo mesmo, mesmo nas horas mais difíceis. Sinto saudades do Geovani, que além de craque era parceiro. Tenho ótimas lembranças da época em que passei lá em São Januário.

Sobre as finais da Copa do Brasil, Cocada diz que não há favoritos e que apenas torcerá por dois bons jogos.

- Não torcerei por nenhum dos dois clubes porque tenho carinho por ambos. Espero que sejam duas partidas maravilhosas e que vença o melhor porque as duas torcidas merecem - diz.

Aliás, o ex-lateral também deixa uma mensagem para os torcedores que irão ao Maracanã para acompanhar as duas decisões.

- Eu gostaria de dizer que Flamengo e Vasco são muito maiores do que as pessoas imaginam. Por isso, não vale a pena brigar, se matar por causa de um ou dois jogos. Espero que as torcidas mostrem alegria e muita festa porque é disso que o futebol brasileiro precisa. Sinceramente, torço para que os torcedores se respeitem e usem a rivalidade apenas para brincar, não para brigar - conclui Cocada.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri