Conheça Paschoal, o primeiro grande ídolo do Vasco

19/04/2012 às 20h15 - FUTEBOL

Se você é vascaíno, se orgulha do time que torce, apresento-lhes Paschoal. O primeiro grande ídolo que o nosso Clube possuiu.

\"\"

Créditos: Site Oficial

\"\"

Créditos: Centro de Memória do CR Vasco da Gama

Paschoal teve uma carreira curta, apenas 10 anos dedicados ao futebol, pois uma lesão o tirou dos gramados no auge de sua carreira. Foram 10 anos dedicados exclusivamente ao Vasco, carreira que começou em 1922 e teve fim em 1932.

Paschoal era ponta-direita, foi descoberto nas peladas do Cais do Porto e escalado pelo técnico Ramón Platero no jogo contra a Seleção da Marinha, já na sua estréia, Paschoal marcou o único gol da partida e a partir de então firmava-se entre os onze iniciais da equipe cruzmaltina e tornando-se jogador símbolo no início da história do Vasco no futebol, sagrando-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Carioca ainda em 1922 e no ano seguinte conquistando o titulo da Primeira Divisão do Carioca.

Apelidado de Trem de Luxo, Paschoal tinha uma grande habilidade, que o fazia passar pelos adversários como bem entendia, além de sua extrema velocidade. Paschoal ainda defendeu as cores da Seleção Carioca e Brasileira.

Freqüentador assíduo de São Januário, Paschoal faleceu em 1987, deixando saudades a todos que sempre admiraram o bom futebol e a garra desse grande carioca e acima de tudo vascaíno.

Nome completo: Paschoal Silva Cinelli

Data de Nascimento: Existem conflitos de datas, há fontes que informam a data de 19/04/1900, 21/04/1900 e 24/05/1900

Local de Nascimento: Rio de Janeiro

Falecido em: 23 de Dezembro de 1987

Apelido: Trem de luxo

Posição: Ponta-direita

Clubes que defendeu: Vasco (1922-1932)

Títulos conquistados:

Campeão Carioca (Segunda Divisão): 1922

Campeão Carioca (Primeira Divisão): 1923, 1924, 1929

\"\"

Título da Fotografia: Time de 1923 – A Glória Eterna no Futebol Na fotografia observa-se o time-base que rompeu as barreiras do preconceito que limitavam o futebol na cidade do Rio de Janeiro. Hoje, o futebol é o esporte mais importante e democrático do Brasil. No tempo em que o patamar social elevado dominava o futebol da então Capital Federal, o C.R. Vasco da Gama tornou-se o primeiro Campeão Carioca com base formada por jogadores negros e brancos pobres. A escalação da esquerda para a direita: Nicolino, Torterolli, Leitão, Cecy, Bolão, Negrito, Arlindo, Arthur, Mingote e Paschoal. Deitado está o goleiro Nelson (Nelson da Conceição). Estádio das Laranjeiras/RJ.

Pachoal Silva (Extrema direita) – Nasceu em 21 de abril de 1900, nesta cidade, entrou para o Vasco em 1921, começando a disputar o Campeonato do anno passado da série B, sendo campeão. É um extrema veloz schotando com qualquer pé e dribla muito bem, é um elemento sempre perigoso para o adversário.

A Tribuna, 21/08/1923.

\"\"

Título: Formação principal da equipe do Vasco em 1929 Os jogadores da equipe principal de futebol do C.R. Vasco da Gama posam para fotografia no ano de 1929. São eles, da esquerda para a direita: o mascote, Jaguaré, Tinoco, Fausto, Itália, Brilhante, Russinho, Paschoal, Mario Mattos, Oitenta e Quatro, Santana, Ennes e Mola. Revista Polyanthe\"a Vascaina, p.91

Fonte: Ao Vasco tudo