Torcida

Conheça "Seu Gomes": 92 anos de amor à vida e ao Vasco da Gama!

92 anos de idade, 78 no Comércio, 66 de casado, quase 60 de associado do C.R.Vasco da Gama, 3 filhos, 6 netos, 1 bisneta chegando (todos vascaínos).

Números impressionantes que resumem a trajetória de Armando Gomes, um português que chegou ao Brasil com 1 ano de idade, no colo dos pais, e que aos 92 anos de idade, é um exemplo de vitalidade.

Em 1930, com apenas 14 anos, começou a trabalhar como ajudante de cozinheiro num restaurante em Ipanema. Desde então, não parou mais. A partir de 1936, "Seu Gomes", como é carinhosamente chamado, passou a comandar seus próprio negócios, sempre no ramo de bares e restaurantes. Passando pelos bairros cariocas de Botafogo, Centro e Ipanema, chegou à Urca em 1973, onde comanda, desde então o Bar e Restaurante Urca.

Porém, engana-se quem pensa que, aos 92 anos, Seu Gomes está em casa, de pijama, vendo a vida passar, curtindo uma merecida aposentadoria. Todos os dias - inclusive sábados e domingos - ele bate ponto atrás do balcão, como sempre fez a vida inteira, comandando, ao lado do filho e do neto, o estabelecimento que hoje conta com mais de 10 funcionários.

Considerado pela Prefeitura do Rio de Janeiro o comerciante mais antigo em atividade na cidade, Seu Gomes também coleciona homenagens, tais como: uma moção de congratulações e louvor, concedida pela Câmara de Vereadores do Município do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes - principal condecoração oferecida pela Assembléia Legislativa - e o Prêmio Grover Chapman, dado pela comunidade da Urca.

Esbanjando disposição e lucidez, o simpático comerciante não dispensa um bom papo, principalmente quando o tema é o seu time de coração, o Vasco da Gama. Mesmo afastado das Sociais de São Januário, onde também \"bateu ponto\" por mais de 50 anos, Seu Gomes não abre mão de acompanhar os jogos do seu Vasco pela TV.

Sócio remido do clube, torcedor apaixonado, Seu Gomes se recorda, com auxílio de sua privilegiada memória, do time campeão de 1929, passando pelo Expresso da Vitória de Barbosa e Ademir e pela conquista da Libertadores de 1998, chegando aos dias de hoje. Acostumado com as glórias vascaínas do passado, vê com preocupação a situação atual do Vasco. O jejum de títulos e a crise financeira do clube incomodam o ilustre torcedor, que acredita "já ter passado a hora" de uma mudança na Diretoria.

Em 2003 e 2006, Seu Gomes foi a São Januário para votar na Chapa encabeçada por Roberto Dinamite e promete voltar, "se a saúde permitir", no próximo dia 21 de junho à sede do Calabouço para confirmar sua intenção de mudança para seu clube de coração.

Com muito prazer, o SuperVasco.com bateu um agradável papo com este português, "brasileiro da gema", trabalhador e - como não poderia deixar de ser - grande vascaíno.

- São Januário:
"Me lembro da construção do estádio. Comecei a freqüentar São Januário nos anos 30, com o meu cunhado, que era sócio. A partir do final da década de 40, me associei e, com o nascimento dos meus filhos, costumávamos passar dias inteiros no clube, usufruindo da piscina, restaurante e assistindo às partidas de futebol."

-Times e jogadores inesquecíveis:
" São dois times inesquecíveis. O de 1929, o primeiro que vi ser campeão, com destaque para o atacante Russinho, e o Expresso da Vitória, entre 1945 e 1952, de craques como Ademir Menezes. Nesses dois timaços, ainda tinham: Jaguaré, Brilhante, Italia, Fausto, Ipojucan, Augusto, Rafanelli, Eli, Danilo, Jorge, Barbosa...
Depois, não podemos esquecer do Roberto Dinamite."

- Vasco de hoje:
"Antigamente o time era cheio de estrelas, jogadores de Seleção... hoje em dia, dá até tristeza. Nunca vi uma fase tão ruim como essa. O Vasco costumava revelar bons jogadores.... E agora ?"

-Eleição:
"Acho importante a presença de todos os Sócios. Só assim, as coisas podem mudar. Eu farei minha parte lá no Calabouço."

\"\"
"Seu Gomes", 92 anos de Amor ao Vasco

\"\"
Mesmo aos 92 anos, Seu Gomes faz questão de estar no comando de seu estabelecimento

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir