Futebol

Curiosidades: River Plate é freguês de clubes brasileiros, inclusive do Vasc

Apesar da tradição do clube e dos dois títulos na Copa Libertadores, o River Plate, adversário de hoje do Corinthians, pode ser considerado a melhor equipe argentina, para um clube brasileiro enfrentar nesta competição.

O time argentino, diferentemente do rival e compatriota Boca Juniors, apresenta uma coleção de insucessos contra equipes brasileiras. Em 19 confrontos, amargou 12 derrotas e venceu em apenas seis ocasiões. Além de amargar um empate em casa contra o Vasco, em 1998, o que lhe custou à vaga na decisão da Copa Libertadores daquele ano.

Já entre as derrotas mais marcantes, está a sofrida no primeiro jogo das finais da Libertadores de 1977, para o Cruzeiro, quando foi abatido no Mineirão por 4 a 1. Nas semifinais de 1999, voltou a dar vexame e foi goleado, na partida decisiva, contra o Palmeiras no Parque Antarctica. Após vencer em Núñez, por 1 a 0, os Millonarios caíram por 3 a 0, para a equipe de Felipão e Alex.

O time argentino apresenta o pior retrospecto contra equipes do Brasil entre todos os seus compatriotas. Além da desvantagem nos embates diretos, a inferioridade se evidencia nas partidas decisivas.

Depois da perda do título da Libertadores em 1977 para o Cruzeiro, o River estabeleceu uma série de fiascos e foi eliminado nas últimas três semifinais que encontrou um clube do Brasil. Para o Vasco em 1998, contra o Palmeiras em 1999 e diante do São Paulo no ano passado.

O desempenho do maior conquistador de títulos nacionais na Argentina, diante de equipes brasileiras, é o pior entre os clubes daquele país, mesmo considerando os resultados dos médios e pequenos, como Argentinos Juniors, Ferro Carril Oeste, Quilmes, Newell?s Old Boys e Estudiantes.

O jornalista argentino Luciano Carballo, justifica as fracas campanhas e as derrotas seguidas, pelo estilo de jogo do River Plate. \"Pela história, o River sempre teve que jogar para ganhar em casa e mesmo como visitante, já o Boca, e outros clubes da Argentina, são mais defensivos e jogam no contragolpe. Por isso conseguem melhores resultados\", explica.

Como visitante a performance riverplatense é ainda mais fraca. Em oito partidas disputadas em terras brasileiras, a equipe argentina conseguiu vencer apenas uma vez. Este único triunfo foi contra o Corinthians, no Morumbi, em jogo válido pelas quartas-de-final da Libertadores de 2003.

Fonte: Cidade do Futebol
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir