Futebol

Dia D em São Januário: Eurico x Justiça e Vasco x Botafogo

Na véspera do clássico contra o Botafogo, marcado para hoje, às 20h30m, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, a Justiça apunhalou o presidente vascaíno, Eurico Miranda, e outros dois dirigentes afastados provisoriamente de seus cargos com base no Estatuto do Torcedor.

Em sua decisão, o titular da 4 Vara Empresarial, Antonio Carlos Esteves Torres, cita o inciso 5 do artigo 20 da lei, que estabelece \"a venda de ingressos em, pelo menos, cinco localidades em distritos diferentes da cidade\" em partidas de competições nacionais.

A ação foi movida pelo Ministério Público (MP) do Rio, atendendo a queixas de torcedores pela falta de pontos de venda suficientes antes do jogo contra o Fluminense, dia 17 de maio passado, no Maracanã, pela Copa do Brasil. Dias antes da partida, o próprio clube divulgou apenas três pontos: bilheteria 5 do Maracanã, Sede do Calabouço e São Januário.

Não é difícil para os acusados evitarem a punição, basta o clube provar que os ingressos foram vendidos em outros dois pontos. Em seu despacho, o magistrado não apenas determinou o afastamento antecipado dos dirigentes enquanto se apuram os fatos, como apontou substitutos com base numa lista de nomes sugerida pelo MP. A decisão passa a vigorar no momento em que os dirigentes do clube forem citados.

Ignorando a tudo e todos, como de costume, Eurico, no início da noite, chegou a dizer que não sabia do despacho. Mas por volta das 22h, desmentindo-o seus advogados particulares e também do clube, entraram com recurso junto à desembargadora de plantão, Kátia Maria Jangutta, tentando anular a decisão.

E não é só isso, a procuradoria do STJD solicitou as imagens do fim da partida entre Vasco e Corinthians, em São Januário. O apoiador Carlos Alberto, da equipe paulista, teria sido agredido por menores que invadiram o gramado após o apito final. Se a procuradoria oferecer denúncia ao tribunal, o clube pode até perder o mando de campo em São Januário, o que é quase certo, pois imagens da SPORTV são claras quanto as agressões.

Para o jogo de hoje, no Maracanã, o Vasco terá três mudanças na escalação. O goleiro Roberto e os zagueiros Éder e Paulão entram nos lugares de Cássio, Jorge Luiz e Fábio Braz, suspensos.

Fonte: Lancenet!
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário