Política

Dinamite vence eleição no Vasco, mas Eurico vai recorrer

A chapa "Por amor ao Vasco", de Roberto Dinamite, venceu a eleição presidencial do Vasco, realizada neste sábado, na sede do Calabouço, no Centro do Rio, com uma vitória esmagadora sobre a chapa Azul, de Eurico Miranda, que não participou do pleito e vai recorrer do resultado. Dinamite recebeu 827 votos, contra 45 de Eurico.

A eleição transcorreu em clima de tranqüilidade. Dinamite chegou confiante e se disse feliz por ver que o direito de ir e vir do eleitor foi respeitado.

- Esta eleição está acontecendo hoje porque na última houve fraude. Mas se os eleitores da chapa da situação vierem serão recebidos com muito respeito, como deve ser - disse o ídolo vascaíno, logo após votar, às 10h45.

Neste sábado foram escolhidos os 300 membros (150 natos e 150 eleitos) que vão compor o Conselho Deliberativo. Na sexta-feira, haverá reunião no Conselho Deliberativo para eleger o novo presidente. O vencedor indica 120 conselheiros e a chapa perdedora, 30. Outros 150 natos compõem o Conselho.

- Sinto no próprio Conselho do Vasco uma vontade de mudança muito grande.

Perguntado se temia alguma medida judicial por parte da chapa da situação, encabeçada pelo presidente interino, Eurico Miranda, o ídolo vascaíno desdenhou:

- Se vai ter alguma coisa na frente, cabe a ele (Eurico) recorrer, mas tudo que ele tentou até agora, em todas as instâncias, ele perdeu.

Após muita polêmica durante toda a semana, as eleições começaram às 9h25. A sede do Calabouço foi aberta por um assessor de Eurico Miranda, mas ainda havia poucos sócios do clube para a votação. As urnas eletrônicas foram instaladas sob tendas. Dois oficiais de Justiça e fiscais do Tribunal Regional Eleitoral fiscalizaram as eleições.

Eleitor de Dinamite ironiza Eurico

Como Eurico Miranda decidiu boicotar a votação, a maioria dos sócios que compareceu na sede do Calabouço era de eleitores da oposição. Muitos vestiam camisas e usavam broches e faixas com o nome de Roberto Dinamite.

Um deles é Antonio Lopes, xará do atual técnico do Vasco. Sócio do clube há 20 anos, ele disse que a eleição de Dinamite será um presente de aniversário, já que completa 83 anos neste domingo. O Antonio Lopes torcedor aproveitou para ironizar Eurico:

- O Eurico disse que se tivesse eleição, iria colocar uma batina de padre. A esta altura do campeonato, ele já deve estar de batina - disse o sócio, que ressaltou que não vai a São Januário desde 2002, quando Dinamite foi expulso do clube por Eurico.

Fonte: O Globo
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário