Torcida

Dirigentes de organizadas se comprometem a cooperar com a Justiça

As torcidas organizadas dos quatro principais times do Rio (Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco) tiveram de assumir o compromisso de denunciar os torcedores que criarem problemas e entregar seus estatutos, indicando quem são seus dirigentes, ao Tribunal de Justiça do estado em reunião realizada nesta quinta-feira.

Além dos juízes Rafael Estrela Nóbrega e Marcello Rubioli, do Tribunal, estiveram presentes representantes do Ministério Público e da Segurança Pública do Estado. Foi o primeiro encontro do Fórum Permanente das Torcidas Organizadas do Estado do Rio de Janeiro.

Foi enfatizado na reunião a necessidade da colaboração das torcidas organizadas com a atuação da Polícia Militar antes, durante e depois da realização dos jogos, mostrando que a própria torcida deve se responsabilizar pela indicação dos "baderneiros" e apresentá-los à polícia ou diretamente ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) instalado nos estádios nos dias de jogo.

Ficou também decidido que, se os torcedores que provocarem tumulto forem membros de alguma torcida organizada, esta também será penalizada, podendo inclusive ser impedida do uso de faixas, bandeiras e instrumentos musicais nos jogos de futebol.

Até o dia 25 de abril, data do próximo encontro, todas as torcidas organizadas deverão entregar ao Juizado Especial Criminal ou ao Grupamento Especial de Policiamento de Estádios - GEPE, instalados nas dependências do Estádio do Maracanã, cópias dos estatutos dessas instituições com o nome de seus diretores.

Fonte: Estadão
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário