Política

Em discurso na Assembléia Legislativa, Dinamite repudia atitudes de Eurico

Leia, a seguir, discurso proferido pelo deputado estadual Roberto Dinamite, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na última quarta-feira (23/08):

Falo muito pouco nesta Casa, mas gostaria de registrar aqui, uma data superespecial, uma data que faz parte da minha vida: o Vasco completou, agora no último dia 21, 108 anos de vida, e eu fiz parte por mais de 20 anos como atleta, jogador.

Defendi esse clube com muito carinho, respeito e amor. Aprendi muita coisa dentro do Clube de Regatas Vasco da Gama e hoje, infelizmente, nossa relação não é das melhores. Não a relação com o clube, com o torcedor vascaíno, porque ela vai sempre existir e será sempre a melhor possível, já que por onde tenho andado, neste nosso Estado, tenho recebido de toda parte um carinho muito grande, admiração e respeito pelo homem Roberto. Poi isso eu quero, neste momento, agradecer a todos os vascaínos a forma como têm me tratado no dia-a-dia, nesse meu trabalho de panfletagem.

Eu gostaria de registrar que mesmo o atual presidente não admitindo, ou não querendo incluir o Roberto Dinamite - o maior artilheiro da história do Vasco, o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Vasco nesses 108 anos de vida, o maior artilheiro de campeonatos brasileiros com a camisa do Vasco, o quarto maior artilheiro do mundo em campeonatos, com a camisa do Clube de Regatas Vasco da Gama - é da parte dele numa demonstração, uma postura radical.

Mostra aqui a revista do Clube de Regatas Vasco da Gama, em seus 108 anos, falando do seu início até os dias de hoje. Ele, o presidente, aparece duas ou três vezes, mas em momento algum é falado o nome do atleta, do jogador, do ídolo, do artilheiro, Roberto Dinamite. O torcedor vascaíno tem me cobrado muito na rua, dizendo que vai votar no Roberto para deputado estadual e que também quer o Roberto Dinamite como presidente do Vasco. O torcedor exige isso.

Neste momento, quero mostrar ao torcedor do Vasco da Gama, nos 108 anos do Vasco, a história do Clube, uma história contada aqui até certo ponto mentirosa, porque exclui um dos seus maiores ídolos. Fico muito triste de estar à frente dessa grande instituição, desse grande clube e dessa grande torcida, que é o Vasco, e o jornal, com matéria paga, feita pelo presidente, excluir não só o Roberto e também outros grandes jogadores, como o Ademir, mas principalmente a minha pessoa.

Para eles eu não mereço, mas não é essa a reação do torcedor vascaíno em todo o Estado. O torcedor fala e me cobra isso freqüentemente, em todos os momentos desde a saída dessa pessoa que se diz vascaína, que usa o Clube de Regatas Vasco da Gama e que desde o momento em que assumiu a presidência do clube nos deixou de pires na mão, pois não se conquistou sequer um título para o Vasco. Por isso o clube está nessa situação.

Eu teria muito mais para falar em relação a isso, mas quero deixar aqui esse registro, o registro de um garoto que iniciou com 13 ou 14 anos defendendo o Vasco, que respeitou e respeita essa instituição que lhe deu condições de chegar onde chegou, como jogador e como homem. Cresci dentro do Vasco e acredito que sou hoje a pessoa indicada porque tive uma grande família. E o Vasco foi e continua sendo a extensão de minha família.

Quero repudiar o que foi colocado com relação à história do Vasco. A história do Vasco está incompleta. O torcedor vascaíno, mais do que nunca e melhor do que ninguém, sabe disso.

Acho que nós, que gostamos e respeitamos o Vasco da Gama, merecemos respeito. Infelizmente, essa pessoa hoje não respeita a instituição Clube de Regatas Vasco da Gama, quando me exclui da história desse grande clube. Torno a dizer, eu não me coloquei como ídolo, o torcedor me fez ídolo, mas eu me coloquei, lutei junto com meus companheiros, para ser um grande jogador, para ser um grande artilheiro e para ser respeitado, por incrível que pareça, não só pelos torcedores do Vasco, mas pelos torcedores dos outros grandes clubes do Brasil.

Essa é a minha palavra de repúdio. Infelizmente, no dia da festa do Vasco, eu, que já não sou convidado para mais nada no Clube, não fui convidado para a festa do aniversário do Clube de Regatas Vasco da Gama. Essa é uma atitude que mostra que eu não sou um adversário; ele tem medo e sabe que ganhamos a eleição passada e que iremos ganhar a eleição deles, mais uma vez, desde o momento em que ele não continue a fazer as irregularidades que tivemos na outra eleição.

O Roberto passa, o Presidente passa, mas o Vasco da Gama fica. O nosso clube irá continuar, ele crescerá. Acho que essa foi uma característica e uma história do Vasco da Gama, em não discriminar ninguém. Infelizmente, hoje, sou discriminado por um Presidente que está à frente do Vasco da Gama e que tem apoio de outras pessoas que, na realidade, não respeitam também e não amam o Clube de Regatas Vasco da Gama.

Sr. Presidente, neste momento quero mostrar o meu repúdio. Mas tenho a certeza, saio daqui com a cabeça erguida e com a certeza de que cumpri bem o meu dever, como atleta profissional do Clube de Regatas Vasco da Gama. Fiz bem aquilo que me foi designado e a demonstração disso é o meu dia-a- dia.

Eu parei de jogar há mais de quinze anos e hoje, na rua, eu sou aclamado, sou tratado com o maior carinho, com o maior respeito. Esses são os meus valores e isso, com certeza, ele não vai conseguir tirar. Ele pode, se alguém amanhã chegar em São Januário, ou o senhor ou qualquer pessoa chegar em São Januário e falar o meu nome, o senhor vai ser olhado de forma diferente, mas o torcedor vascaíno, o torcedor independente do Vasco, o que não tem compromisso com esse atual Presidente, com certeza continuará tendo o carinho e também o respeito deste Deputado, deste ex-atleta que sempre honrou aquilo que foi a coisa mais importante na minha carreira - viver o Vasco por mais de vinte anos.

Sinceramente lamento, mais uma vez, a atitude dessa pessoa que está à frente do Vasco da Gama. Ao torcedor vascaíno, o meu respeito, o meu carinho. E você sabe que isso que está aqui, excluindo um atleta que defendeu o Vasco por vinte anos e que honrou a camisa do Clube de Regatas Vasco da Gama, não é a história do Clube. É a história de uma pessoa que se acha dono do Clube de Regatas Vasco da Gama, e que iremos se Deus quiser, em novembro, mudar essa história.

Temos dois momentos importantes: no período de uma eleição e também uma outra eleição no Vasco, quando iremos mudar e voltar a ter um Vasco, onde as pessoas possam olhar para você de forma clara, verdadeira e sem medo.

A todos os vascaínos o meu muito obrigado pelo carinho e pela recepção. E aquelas pessoas que estão com o Presidente do Clube, que têm medo de falar com o Roberto Dinamite, ídolo do Vasco, nas reuniões do Conselho Deliberativo do Clube, pessoas que eu vi e que me viram crescer, cujos filhos fazem parte da Diretoria do Vasco, hoje têm medo de cumprimentar o ex-atleta, o ex-profissional, porque ele proíbe que elas falem comigo.

Sr. Presidente, o meu muito obrigado ao Club de Regatas Vasco da Gama pelo seu aniversário.

O meu muito obrigado por tudo o que ele me proporcionou e, com certeza, esse carinho, o reconhecimento que tenho obtido no dia-a-dia do torcedor do Vasco da Gama, o que me deixa muito tranqüilo e convicto do que fiz pelo meu Clube.

Muito obrigado e boa noite.

Fonte: Site da ALERJ
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri