Política

Enfraquecido no clube, Eurico não consegue expulsar opositores

Fracassou a tentativa do presidente do Vasco, Eurico Miranda, de expulsar do quadro social seis conselheiros de oposição, durante reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do Vasco, realizada na noite de segunda-feira (07/08), na sede social da Lagoa. Isto porque não foi obtido o quórum mínimo de 151 conselheiros, para que a matéria fosse apreciada e entrasse em votação. Estima-se que pouco mais de 100 conselheiros compareceram à reunião, o que demonstra um enfraquecimento de Eurico junto aos associados. Vale lembrar que a convocação para a reunião foi publicada em jornal de grande circulação no dia 1º de agosto.

Foi a terceira vez que a atual diretoria do Vasco tentou expulsar os seis conselheiros de oposição, que conseguiram na Justiça o direito de ter acesso aos documentos contábeis dos últimos balanços do clube (2004, 2005 e os meses de 2006).

Ao perceber que não haveria quórum suficiente para aprovar a expulsão, a diretoria propôs, então, uma pena alternativa para os opositores, que não está prevista nos estatuto do clube: a suspensão temporária. Assim, ficou decidido que cinco conselheiros serão suspensos por dois meses. São eles: Abílio Borges, Bruno Pires, José Hamilton Mandarino, José Pinto Monteiro e José Roberto Gomes da Costa. Já o conselheiro Luís Américo de Paula Chaves, que também é diretor jurídico do MUV, foi suspenso pelo período de quatro meses. Os conselheiros punidos devem recorrer da decisão nos próximos dias.

Durante a reunião, Antônio Gomes da Costa, ex-presidente do Conselho Deliberativo e nome influente na política do clube, fez questão de discursar, posicionando-se contra a intenção da atual diretoria de expulsar membros da oposição do quadro social. Grandes beneméritos como José Carlos Osório e Jorge Salgado também estiveram presentes, para se posicionar contrariamente às punições e apoiar os conselheiros da oposição.

Em linhas gerais, a reunião de segunda-feira serviu para mostrar que o poder e o prestígio de Eurico sobre os conselheiros não é tão grande como se pensava.

Fonte: SUPERVASCO.COM
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário