Política

Entenda como Campello poderá ser cassado no Vasco

Alexandre Campello deverá ter uma batalha pela frente para se manter como presidente do Vasco. Com Roberto Monteiro como adversário direto, um tanto de opositores de um lado e outro tanto de aliados recém obtidos do outro, precisará se defender sob as regras de um estatuto que dá três caminhos diferentes para que o mandatário eleito perca o cargo.

Do outro lado da mesa, Campello enfrenta um oponente com muitos trunfos nas mãos. Roberto Monteiro é presidente do Conselho Deliberativo, o que lhe dá o direito de ditar a velocidade do rito e conduzir o processo da forma que for mais interessante. Conhecedor profundo da política do Vasco e do documento que rege o clube, sabe que a maior chance de tirar Alexandre Campello está numa suspensão.

Pelo estatuto do Vasco, qualquer membro do Conselho Deliberativo, o que inclui o presidente administrativo, pode ser suspenso por até seis meses. Para esse tipo de punição, basta a maioria simples de votos em uma sessão com no mínimo 151 conselheiros. Estima-se que apenas a Identidade Vasco, grupo de Monteiro que rompeu com Alexandre Campello, tenha aproximadamente 45 cadeiras.

Outra opção é a cassação definitiva. Neste caso, o estatuto vascaíno determina que a decisão seja compartilhada por 2/3 dos conselheiros presentes na reunião, que precisa ter no mínimo 151 presentes. Neste cenário, a articulação de Roberto Monteiro precisaria ser ainda mais ampla, incluindo o Casaca e até mesmo o grupo de conselheiros de Julio Brant.

Em ambos os casos, as punições só serão levadas para votação se uma comissão especial de inquérito for formada para apurar as denúncias que o grupo de Monteiro fez contra a gestão de Campello e as considerarem procedentes. Se o Conselho Deliberativo votar pela abertura da comissão, caberá a Monteiro eleger seus membros. Para Alexandre Campello, o melhor dos cenários é que a comissão não seja nem aberta.

Há ainda no estatuto do Vasco um terceiro caminho para a destituição da diretoria administrativa. De acordo com o artigo 74, "compete à Assembleia Geral destituir os administradores, mediante proposta do Conselho Deliberativo". Neste caso, todos os sócios com direito a voto do clube escolheriam pela mudança ou não da gestão.

Fonte: Fox Sports
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri