Política

Entrevista com Léo Gonçalves, presidente da Cruzada Vascaína

Os sócios vascaínos escolherão nesse ano de 2011 o novo presidente do clube, que comandará o Gigante da Colina pelos próximos três anos. Até o momento, José Henrique Coelho, Fernando Horta e o atual presidente Roberto Dinamite, oficializaram suas candidaturas e irão concorrer ao cargo. Apesar desses nomes fortes, outra chapa está se formando e também irá lançar um candidato.

Com o lema \"Nem VELHO Vasco, Nem NOVO Vasco, SOMOS VASCO!\", a Cruzada Vascaína esperar convencer os vascaínos de que a solução para os problemas do clube é uma terceira via, ou seja, uma gestão que não tenha rabo preso nem com a antiga e nem com a atual diretoria. Com propostas revolucionárias, o novo grupo, que existe desde 2008, buscará reerguer o Vasco.

Para conhecer um pouco mais sobre essa nova corrente política que surge no Club de Regatas Vasco da Gama, o Supervasco.com entrevistou o presidente da mesma, Léo Gonçalves. Na oportunidade, ele nos respondeu algumas perguntas e revelou qual será o maior compromisso da Cruzada, caso seja eleita. O resultado desse bate-papo, você confere abaixo:

1-Quando surgiu a Cruzada Vascaína? Qual o motivo da possível candidatura?

R: Nosso grupo foi formado a partir de 2008 em encontros informais por vascaínos muito preocupados com a falta de comando no Vasco no Brasileiro de 2008. Vimos o grupo do Dinamite assumir o comando do clube torcendo para que ele tivesse uma boa gestão mas logo de inicio era nítido que eles não aproveitaram os mais de 10 anos de oposição para pensar em como gerir o Vasco quando assumissem. Dessa forma, criamos nosso movimento político por dois motivos. O primeiro é a preocupação com a guerra política que se instaurou no clube nesses últimos 10 anos. Estamos modificando aos poucos, o quadro interno da política vascaína. Mostramos que é possível ser oposição, fiscalizando, cobrando sem faltar ao respeito com os gestores do clube e ao mesmo tempo auxiliar o Vasco em projetos pontuais. Em vários eventos que realizamos com o objetivo de discutir o Vasco pelos Vascaínos, tivemos a presença de integrantes da situação e em todos os eles não houve problemas e o debate transcorreu no mais alto nível. O segundo é oferecer ao sócio e torcedor vascaíno, uma alternativa a essa dicotomia Eurico x Anti-Eurico. Isso tem que acabar pelo bem do Vasco.

2- De forma breve e simples, como você avalia a atual situação do Vasco?

R: A situação do clube atualmente é representada pelo clima político de guerra civil, caos financeiro, administração desarticulada e, o mais grave de tudo, a frustração do vascaíno. Sem uma proposta de interesses comuns, dialogo, plano de recuperação financeira, gestão administrativa austera e resgate da auto-estima do vascaíno, fica impossível vislumbrar um cenário positivo para o Vasco. Dessa forma, são nesses pontos que iremos focar para virar esse jogo.

3- Como você avalia a atual gestão Roberto Dinamite e a anterior, do Sr. Eurico Miranda?


R: Eu penso que ambas deixaram a desejar tanto é que o Vasco infelizmente se afastou dos títulos nesses últimos 10 anos. A administração Dinamite soube captar dinheiro seja ele através de conchavos políticos ou não. Em compensação, foi péssima na hora de gastar. Assistimos a uma verdadeira farra do dinheiro. Jogadores medianos recebendo salários exorbitantes, parentes e amigos sendo contratados a valores acima do mercado e assim por diante. Na administração do Eurico, justamente o problema era captar o dinheiro. O marketing do clube era mal trabalhado e ficamos anos sem patrocínios e depois tendo patrocínios pífios. Para compensar essa falta de dinheiro, víamos elencos a baixo do nível do nosso clube e consequentemente escassez de títulos. Além disso, ambas pecaram muito em trazer o Vascaíno para junto do clube e ajudar no processo de reerguimento da instituição. Sem a força dos nossos mais de 16 milhões de apaixonados, não conseguiremos reverter esse quadro. No entanto, ele só vai ajudar se ver que o dinheiro suado que ele aplica no clube está sendo bem investido.

4- A torcida vascaína tem cobrado da atual diretoria um reforço de peso. Pelo que você tem de conhecimento, o clube hoje tem condições de repatriar um jogador dessa categoria?


R: Sem duvida que tem. A folha do Vasco hoje está na faixa dos 2,5 milhoes. Se você fizer uma reengenharia nela e mandar embora alguns jogadores que sequer são relacionados para o banco e que ganham muito bem, é possível se investir em um ou dois reforços de peso que elevem a auto-estima da torcida para gerarmos com isso, dinheiro para novas contratações. Outra forma de reforçar é montar bons projetos e correr atrás de parceiros que queiram usar determinados jogadores como garoto-propaganda.

5- Vocês recentemente sondaram o meia Diego, ex- Santos. Esse seria o primeiro reforço da \"Era Cruzada\", caso vocês vençam as eleições? Aproveitando, nos fale quais outros jogadores foram sondados.

R: Infelizmente, não. Adoro o futebol do Diego e acredito que um dia ainda consiga trazê-lo para o Vasco porém hoje a pedida dele é inviável para o futebol brasileiro. De qualquer forma, estamos em contato com outros bons jogadores que infelizmente não posso revelar para não despertar o interesse de outros clubes e a pedida do jogador aumentar. Além disso não desejamos criar factóides que tragam falsas esperanças a torcida. A própria investida ao Diego nem foi divulgada pela Cruzada pois não chegou a ir pra frente.

6- Quais as maiores propostas da Cruzada para o Vasco? O que você farão para melhorar a estrutura do clube? Para aumentar a visibilidade do Vasco na mídia? Para recolocar o clube no caminho dos títulos? Enfim, como a Cruzada agirá caso vença as eleições?

R: No dia 15 de fevereiro, lançaremos nosso plano de governo para todos os Vascaínos. Esta nação de 15 milhões de torcedores, maior que muito países, deve ser encarada como tal. Entendemos a dimensão do desafio e preparamos um documento à altura do clube. Prefiro não antecipar nada agora mas asseguro que os Vascaínos nunca viram plano de governo tão coeso, realista e detalhado e através da leitura dele terão a certeza de que nosso grupo se preparou bem para gerir o clube nos próximos 3 anos.

7- Como você avalia os outros candidatos: Dinamite, Horta e Coelho. Existe alguma possibilidade da Cruzada se unir a algum deles?


R: Tem como avaliar ? Até agora, vi apenas o surgimento de candidaturas vazias. Nesses 3 anos de campanha, não vi o Horta nem o Coelho apresentarem ao menos uma proposta para o Vasco, ao contrario do que a Cruzada fez nesse período. E quanto ao Dinamite, espero que ele anuncie o que pretende fazer nos próximos 3 anos, pois se for uma repetição dessa gestão dele, temo pelo futuro do Vasco.

8- A filosofia da Cruzada é mais parecida com a atual gestão do Dinamite ou com a antiga gestão, do Sr. Eurico Miranda?

R: A Cruzada, como nasceu independente, conseguiu ter a felicidade de construir uma identidade própria, o que não nos impedirá de aproveitar ações que deram certos em gestões anteriores, inclusive da atual. Nosso maior foco vai ser em resgatar a auto-estima e a atitude do torcedor do Vasco para que ele nos ajude a tirar o clube dessa situação. Não seremos revanchistas e queremos a ajuda de todos os Vascaínos que tenham intenção de contribuir com o futuro do clube. Além disso, precisamos voltar a fazer o Vasco ser respeitado junto as Federações e tribunais.


9- Como você avalia hoje o atual elenco do Vasco e as categorias de base?


R: O elenco do Vasco precisa ser reforçado mas não é ruim. O problema é que o ambiente é tão desorganizado e conturbado que não vejo como os jogadores atingirem seu máximo. Todos os anos temos problemas para regularizar jogadores. Nossos atletas vivem machucados. Quando são expulsos, invariavelmente são punidos nos tribunais. Assim fica difícil que o clube tenha bom desempenho. No futebol, as partidas podem ser vencidas apenas dentro de campo mas os campeonatos são conquistados dentro e fora das quatro linhas.

Sobre as categorias de base, infelizmente estão semi-abandonadas. A diretoria do clube não dá condições adequadas de trabalho e os funcionários e jogadores se viram na medida do possível. Faltou alimentos em 2009 e a Cruzada teve que enviar. Faltaram campos para treinar e pagamos o aluguel de dois campos que também não foram usados. Desativaram dois centros de excelência na formação de atletas que criamos na administração anterior quando tive a honra de ser um dos diretores das divisões de base integrando a equipe do VP José Mourão Gonçalves. Um deles era o CIFAT, voltado para os garotos do futsal e o Centro de Cinesiologia para os atletas do campo. Ambos os centros coordenados por profissionais de alto gabarito que eram os professores Carlos Eduardo e Vinicius Herdy, respectivamente. Essa estrutura era barata se comparada com a importância que ela tinha para a formação do atleta. Você vê que apenas com a venda de 4 jogadores formados na nossa época (Souza, Alex, Alan e Philippe), o Vasco obteve quase 40 milhões de reais de receita. Além disso, apesar dos mais de 100 jogadores captados pela gestão atual, muitos já foram dispensados e os atletas que mais se destacam na base atualmente ainda são os que foram formados no clube desde a nossa época e passaram por esse trabalho.

10- Assim que ocorre uma mudança na gestão, muitos funcionários ficam preocupados com uma possível demissão. O que você falaria para essas pessoas?


R: Para ficarem tranqüilos pois contamos muito com eles. Não haverá revanchismo. Faremos um estudo do organograma do clube, caso exista, ou então criaremos um organograma para cada área do clube e um plano de cargos e salários. Caso haja desnível entre a qualificação do funcionário e os requisitos do cargo, capacitaremos o funcionário para esse novo cargo através de treinamentos.


11- Por fim, deixe uma mensagem para a torcida vascaína.


R: Greg e amigos do SuperVasco, em primeiro lugar obrigado pelo interesse na Cruzada. Peço que vocês avaliem bastante as propostas de todos os candidatos pois o grupo vencedor ficará a frente do Vasco nos próximos 3 anos. Não se deixem enganar por quem tentar venda a idéia de que é um super-herói capaz de fazer sumir os problemas do clube. Repito, não existe alguém capaz de resolver os problemas do Vasco sozinho. Só quem pode resgatar o clube são vocês participando de mãos dadas com a gestão que assuma o Vasco. Contamos muito com vocês ao nosso lado caso sejamos os escolhidos.

Quer conhecer mais sobre a Cruzada Vascaína? Então acessa o site: http://wordpress.cruzadavascaina.com.br/

Quer perguntar alguma coisa para o Léo Gonçalves? Então acessa o twitter abaixo e manda sua dúvida, pois repassaremos para ele.


Por: Carlos Gregório Junior (twitter: @carlosgregjr)

Fonte: -
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir