Estudioso aponta Vasco brigando por Libertadores em 2018

13/04/2018 às 15h04 - FUTEBOL

Previsões e estatísticas

Guto Graça, velho colaborador das minhas colunas nos tempos do Globo, reaparece aqui no JB me enviando um e-mail de um amigo estatístico apaixonado por futebol. Nos últimos cinco anos, Altino (esse seu amigo) vem fazendo previsões bem-sucedidas, baseado em indicadores próprios. O primeiro baseia-se na experiência, e leva em consideração o número de jogos disputados na Série A do Brasileirão por cada jogador, chegando-se a uma média em cada elenco. O segundo refere-se à artilharia, a partir do número de gols marcados também na Série A pelos jogadores, chegando-se também a uma média do elenco de cada equipe.

Com base nisso, o estudo aponta:

Briga pelo título: Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras e Corinthians

Briga por vaga na Libertadores: Flamengo, Vasco, Inter, Atlético-MG e América-MG

Briga Por Sul Americana: São Paulo, Santos, Chapecoense, Atlético-PR e Vitória

Briga para não cair: Bahia, Fluminense, Botafogo, Ceará e Paraná

Mais variáveis

O estatístico diz ainda que está começando a testar a inclusão de um terceiro item, que seria um calibrador, levando em conta o número de jogadores que já foram campeões brasileiros em cada elenco. E ressalta:

- É claro que a janela do meio do ano, com chegada de reforços e venda de jogadores, tem alguma interferência nas equipes e costumo fazer uma nova montagem destes indicadores após o fechamento da janela.

A conferir.

Fonte: Coluna Futebol & Cia - Jornal do Brasil

Enquete

Qual a culpa dos problemas políticos do Vasco na campanha do clube no Brasileiro?

Deixe seu comentario