Clube

Eurico diz que protesto "não tem conotação política"

O Vasco foi derrotado por 1 a 0 pelo Cruzeiro, no último domingo (08/06), no Mineirão, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro.

Aos 25 minutos do segundo tempo, a Raposa marcou o seu gol após o árbitro Wilson Souza de Mendonça (PE) assinalar um tiro livre indireto dentro da área, por entender que o goleiro Tiago demorou mais de cinco segundos para repor a bola em jogo.

Indignado com os sucessivos erros de arbitragem, o presidente Eurico Miranda convocou a torcida do Vasco para uma manifestação pacífica e, segundo o dirigente, sem conotação política, que teve a data marcada para a próxima quarta-feira (11/06), às 14h30min, na entrada do Condomínio Office Park, que dá acesso à sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), localizada na Rua Victor Civita, 66, na Barra da Tijuca. A concentração, opcional, será às 13h, em São Januário.

Na ocasião, a entidade sorteará a escala de árbitros para a sexta rodada da competição.

"A minha revolta foi tão grande com o que aconteceu ontem, que imediatamente fiz uma convocação da torcida do Vasco, dizendo que iríamos marcar dia e hora para esse protesto, que vai ocorrer. Já definimos que vai ocorrer na próxima quarta-feira em frente da CBF, às 14h30min. Vou dizer por que vamos fazer isso. Não quero entrar muito nos detalhes, porque isso é uma coisa geral. O que aconteceu naquele jogo foi só a gota d\"água de algo que vai acontecendo seguidamente. Mas não adianta a gente ficar olhando muito para trás. Se eu for olhar para trás então, é um negócio terrível. Efetivamente, o que está acontecendo, quem ganha é o presidente da Comissão de Arbitragem. Vamos a uma situação clara. O Vasco foi tungado, essa é a palavra, no jogo do Botafogo, e tomaram dois pontos do Vasco. Ontem, da mesma forma, nos tomaram, tiraram mais um ponto. O que isso representa matematicamente é que estaríamos com 10 pontos e 80% [66,7%] de aproveitamento na competição, com uma tabela ingrata, que foi feita... Jogamos um número de partidas maior fora de casa, do que jogando em casa, e com essa performance. Tenho que levar em conta também o que aconteceu na Copa do Brasil. Por um erro claro de arbitragem - mostramos o que aconteceu, levou à expulsão daquele jogador [Luizão], etc - também fomos flagrantemente prejudicados. Não nos resta outra alternativa. Não adianta a gente ficar com bravatas, que fulano não apita mais, beltrano não apita mais, porque, na prática, isso não vai acontecer", disse ao programa oficial do Vasco, veiculado na Rádio Bandeirantes, citando Sérgio Corrêa da Silva, presidente da CONAF (Comissão Nacional de Arbitragem).

Temos que demonstrar toda insatisfação da torcida do Vasco com o que vai estar acontecem. Eu vou estar à frente desse protesto, estarei lá. Não tem nenhuma conotação política nisso. Na verdade, é para demonstrar a nossa repulsa. Não é insatisfação. Eu quero e convoquei para ser feita uma coisa de forma pacífica, mas para mostrar que nós efetivamente não estamos aceitando mais esse tipo de coisa".

"Tive a oportunidade de, na última quinta-feira, ir ao STJD [Superior Tribunal de Justiça Desportiva]. Eu mesmo assumir a tribuna, quando foi do julgamento do Pablo. Levei muito menos tempo para falar em relação ao Pablo, do que qual era posição do Vasco em relação que estava acontecendo, que os árbitros não sofriam penalidade nenhuma e eu conhecia perfeitamente, e quase da impossibilidade, de você modificar um resultado de jogo. Aqueles que fazem isso ficam impunes".

"Só que agora a coisa ficou mais grave ainda. Vou me referir ao episódio de ontem. Ora, ele é o único culpado? Não. Quem o indicou, vai buscar um árbitro que é useiro e vezeiro de fazer esse tipo de coisa, está no ostracismo, e o coloca justamente para... Porque participam do sorteio dois ou três árbitros. É um sorteio que passa a ser dirigido. Não é um sorteio com todos os árbitros. Há uma pré-seleção, escolhem dois ou três, como aconteceu em um jogo passado, do Sport, que tínhamos Heber [Roberto] Lopes, Carlos Eugênio [Simon] e Alício [Pena Júnior]. É quase uma pré-indicação do que vai acontecer. Árbitros que sabíamos que têm prejudicado o Vasco sucessivamente. A culpa é exclusivamente do árbitro, ou de quem também o indica? Sim, claro, também de quem o indica. Por essa razão é que vamos fazer esse protesto em relação às arbitragens".

"Especificamente em relação ao jogo de ontem e à atitude desse cidadão, não adianta a gente ficar discutindo se a regra 12, como veio, posteriormente, o presidente da Comissão de Arbitragem querer justificar, existe ou não. Temos que ver qual foi a atitude dele ao marcar - e peguei esse finalzinho de como ele estava marcando. Primeiro, ele estava longe. Quando ele marcou, a primeira informação que veio é que ele entendia que alguém tinha atrasado a bola para o goleiro. Segundo, que ele tinha ficado seis segundos com a bola. Depois, que tinha tido conduta anti-desportiva - ele tinha que ter dado cartão amarelo".

"Evidentemente, depois houve um contato telefônico e veio essa saída de que estaria na regra 12. Aí é que está a maior gravidade do que foi cometido com o Vasco. Está bom. Está na regra 12? Quando ela foi aplicada? Qual foi o jogo em que ela foi aplicada? Em que jogo foi aplicado esse dispositivo? Diversos lances semelhantes ocorrem e não foram, inclusive um no jogo da Libertadores, do América do México contra o Santos, exatamente igual ao que aconteceu ontem, que não aconteceu nada. Muito bem. E se fosse para ser aplicado? Qual é a obrigação do presidente da Comissão de Arbitragem? Não era comunicar que tinha uma portaria da FIFA, alguma coisa semelhante, no sentido de elucidar os jogadores? Com toda a certeza, nenhum goleiro sabia e sabe disso, que tem esse problema dessa regra 12, que ele pode entender, por interpretação, que você escorou com a mão e, quando escora com a mão, não pode pegar outra vez. Houve uma falha grave, gravíssima, por parte de quem deveria ter feito isso. Conseqüência disso? O Vasco prejudicado. Por que essa coincidência de que quando há uma coisa dessas, que é nova e poucos conhecem, seja lá o que for, ela vai acontecer justamente contra o Vasco? Por isso, a razão desse protesto".

Não quero entrar no mérito de quem é esse cidadão. Esse Wilson é useiro e vezeiro de fazer essas lambanças, não poderia ter sido escalado para esse jogo, mas foi. Quem o escalou tem que ser responsabilizado por isso, pelo menos moralmente. Essa que é a verdade. Foi escalado porque ele entendeu que esse árbitro tinha condições para apitar uma partida. Ele não tem condições para apitar a partida, por todo o passado dele".

"Ele, para você ter uma idéia, apitou um jogo [Central 2x1 Vera Cruz] no Campeonato Pernambucano, que foi feito o gol e ele deu tiro de meta. Depois, o tribunal teve que mudar e dar ganho ao time que tinha sofrido o gol. Um jogador chamado Rivelino fez um gol de longe e ele simplesmente deu tiro de meta. Ponto. E agora? Pelo menos houve a reparação depois no tribunal. Mas isso é para citar um lance dele. Em relação ao Vasco, tem \"n\". Em relação a outros clubes, idem. Ele é useiro e vezeiro em fazer lambança, então não poderia, deveria estar escalado".

"O importante para nós é que tem que ter o clamor da torcida. Daí convoquei a torcida do Vasco para isso agora, dizendo, na primeira convocação, que seria marcado dia e hora. O dia está marcado. É na próxima quarta-feira, às 14h30min. Aqueles que puderem se dirigir diretamente, devem se dirigir diretamente para o local. Vou fazer uma concentração em São Januário às 13h. Daqui, diversos ônibus estarão à disposição para sairmos então em caravana e irmos para essa manifestação. Não vai ser uma manifestação que vai levar muito tempo, mas queremos dar uma demonstração da nossa insatisfação. Espero ter uma presença maciça de torcedores do Vasco. Podem estar certos que estarei lá. Se eu tiver que fazer a manifestação sozinho - sei que não vou fazer -, estarei lá fazendo esse protesto, porque a palavra é essa. Chega, não tem outra. Chega. A maneira de demonstrarmos toda essa nossa repulsa vai ser dessa maneira".

Fonte: Vasco Expresso
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri