Categorias de base

Eurico se impressionou com futebol de Calango, garoto prodígio de Itabuna

Prodígio itabunense luta pelo sonho de ser jogador

Tauan Júnior, mais conhecido como Calango, devido à sua habilidade, tem apenas 13 anos e agora treina para jogos no Sudeste

Doze anos, 1m52cm, 39 quilos. Esses são números e medidas de Tauan Júnior Sousa Santos, o Calango, apelido que remete à sua habilidade e agilidade, jogador de futebol de mirim, ou um aspirante a jogador profissional. Mas, apesar da pouca idade e do corpo franzino, o atleta é tratado por seu treinador, Vanílson Cruz, o Vando, como uma \"pérola a ser lapidada\".

O currículo do jogador fala por si só. Nascido em 18 de dezembro de 1994, com 10 anos ele já era destaque. Em 2005, quando jogava pelo América, do bairro da Mangabinha, começou a chamar a atenção dos treinadores e olheiros da região com o título da Copa dos Campeões de Itabuna. Dois anos depois, ele aparece como o camisa 10 do Jequitibá, do bairro do Sarinha. Mais do que isso, ele é o artilheiro da atual Copa dos Campeões, na categoria mirim, com sete gols em quatro jogos.

Em 2005, Calango foi campeão pelo América da Mangabinha, quando o pequeno craque disputou a Copa dos Campeões de Itabuna.

Ídolos

Curioso é o fato de o jogador ser o goleador do campeonato sem jogar como atacante. Canhoto, Calango joga como meia-esquerda e se define como um armador, organizador, e que também sabe bater faltas. Características que se assemelham às de seus ídolos.
Flamenguista, o prodígio grapiúna diz que sua maior referência no futebol é Zico. \"Eu não vi [Zico] jogar, mas assisti a vídeos dele e sou flamenguista\", justifica o jovem. Outro atleta citado pelo garoto itabunense é também um ex-rubro-negro. \"Também gosto do Athirson [também canhoto e, em alguns jogos, também armador]. Ele jogava muito bem na época do Flamengo\", lembra Calango, que cita nomes mais famosos na seqüência. \"Gosto também de Ronaldinho Gaúcho, de Robinho e de Kaká\".

Empresários

O talento do menino já despertou interesse em empresários. Em janeiro, ele esteve em Belmonte, onde Eurico Miranda, presidente do Vasco da gama, o viu jogar. O dirigente cruz-maltino se impressionou com o garoto e falou com seu treinador, Vando, mas a negociação não foi adiante.

Mas o caso de Eurico não é isolado. \"Teve um cara do Real Salvador, que falou com meu técnico [Vando] também. Além dele, houve um do Atlético Mineiro, mas não lembro do nome de nenhum dos dois. De qualquer jeito, nenhum deles apareceu com uma proposta concreta de transferência para mim\", explica Calango.


Oportunidade

O problema que aflige o garoto e sua família, contudo, é a falta de patrocínio. \"O técnico vê potencial nele e já me disse que quer vê-lo fazendo teste em algum grande clube\", afirma dona Míria Sousa, mãe do menino. \"Não quero meu filho envolvido com drogas ou com o crime. Quero que as portas se abram para ele. Por isso faço de tudo para que ele possa competir, para que tenha uma oportunidade\", frisa dona Míria Sousa, mãe de Calango.

No próximo dia 22, ele viaja para Belo Horizonte, onde o Jequitibá jogará contra a equipe das divisões de base do Cruzeiro e o Atlético. Da capital mineira, eles partem para o Rio de Janeiro, onde o time enfrenta o Tigres e o Fluminense. Depois a equipe faz um jogo em Vitória, contra a Desportiva, e outro em Porto Seguro, contra a Arrudense, antes do time voltar para Itabuna. \"É uma oportunidade de ouro para ele, que poderá ser visto por olheiros de times de todo o país\".


Choro

Mas a oportunidade só virá com ajuda, salienta a mãe. \"Ele foi falar com o pai sobre os jogos, sobre a viagem. O pai falou então que seria muito caro, que ele não teria como viajar. O menino [Tauan] chorou de tristeza. Aí então resolvi fazer o possível para conseguir que ele viaje. Vou atrás de todo patrocínio possível\", afirma dona Míria.

A mãe do atleta diz que espera contar com a ajuda dos empresários da cidade e que fará sua parte para conquistar isso. \"Fiz algumas cartas com Tauan para que a gente possa conseguir algum apoio. Mas sei que a gente vai conseguir\". Os interessados em contribuir para a viagem de Calango devem entrar em contato com a mãe, dona Míria Sousa, ou com o pai dele, José Antônio, através do telefone (73): 3212-5286.

Fonte: Agora Online (BA)
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir