Outros Esportes

Ex-atleta vascaíno acendeu a tocha olímpica do Pan (foto)

A Chama Pan-americana já percorre o território brasileiro. O Revezamento da Tocha começou nesta terça-feira, dia 5, em Santa Cruz Cabrália, cidade onde o navegador português Pedro Álvares Cabral desembarcou em 1500, pisando pela primeira vez em solo brasileiro. O início do Revezamento foi acompanhado por milhares de pessoas, que foram às ruas da cidade baiana.

O ex-atleta Wilson Gomes Carneiro (ex-atleta do Vasco), primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Pan-americanos – na primeira edição da competição, em 1951 –, acendeu a tocha às 13h (de Brasília) e abriu o Revezamento, percorrendo um trecho de 400 metros. Esportistas como Acelino Popó de Freitas (boxe), Bernard Rajzman (vôlei), Giovane Gávio (vôlei), Rogério Sampaio (judô) e Djan Madruga (natação) participaram da cerimônia.

A Chama desembarcou em Porto Seguro por volta das 10h30 (de Brasília), vinda do México, onde foi acesa na segunda-feira, em uma cerimônia nas Pirâmides de Teotihuacán. Várias autoridades acompanharam a viagem da Chama ao Brasil, como o prefeito do Rio, Cesar Maia, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Comitê Organizador dos XV Jogos Pan-americanos Rio 2007 (CO-RIO) e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Nuzman desembarcou do avião da Força Aérea Brasileira com a lanterna que trazia a Chama. O dirigente a entregou ao prefeito do Rio, que a repassou para o governador da Bahia, Jacques Wagner, que aguardava a comitiva no aeroporto da cidade. Wagner a entregou em seguida para o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal. De lá, a Chama foi levada em comboio até Cabrália, onde inflamou a pira na qual foi acesa a primeira tocha do Revezamento.

\"É com orgulho que vamos atravessar o Brasil com o fogo Pan-americano, representando os 42 países que estarão nos Jogos. Em nome de todos os países participantes, agradecemos e parabenizamos a Bahia por esta festa maravilhosa\", disse Nuzman.

Nesta quarta-feira, a Chama passa por Goiânia. Ao longo de 39 dias, a Chama vai percorrer 51 municípios – incluindo as 27 capitais estaduais – e comunidades, como uma quilombola entre Paraty e Angra dos Reis, no Estado do Rio, e uma aldeia indígena, em Campo Novo de Parecis, no Mato Grosso. O Revezamento se encerra em 13 de julho, no Rio de Janeiro, dia da Cerimônia de Abertura dos Jogos.


Da esquerda para a direita: o Prefeito do Rio de Janeiro, César Maia, o Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, o primeiro brasileiro medalhista da história dos Jogos Pan-Americanos e ex-atleta do Vasco, Wilson Gomes Carneiro, o Ministro do Esporte, Orlando Silva, e o Secretário de Esportes do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes

Fonte: Site do COB
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir