Clube

Ex-presidente interino: "A situação é muito grave e hoje só nos resta rezar"

Em crise e correndo o sério risco de manchar os seus 110 anos de história com o rebaixamento para a Série B, o Vasco vive dias preocupantes e de extrema tensão. Há dois meses e meio no poder, o grupo de Roberto Dinamite ainda não acertou o passo. Se antes da posse as promessas eram de um Vasco forte dentro e fora de campo, hoje a realidade é bem diferente. Os patrocinadores não chegaram, muito menos os grandes reforços. O discurso agora é que eles só podem chegar no ano que vem. Resta saber se não será tarde demais.

Depois de amargar quatro derrotas consecutivas que custaram o emprego de Tita, hoje a diretoria aposta todas as fichas em Renato Gaúcho. Para evitar a queda, porém, o treinador terá de ganhar os cinco jogos que fará em casa e vencer pelo menos mais duas partidas fora de seus domínios, segundo cálculos do matemático Tristão Garcia. Um rendimento bem diferente dos 29,41% de aproveitamento obtidos até agora desde que Dinamite assumiu o poder.

– Pode escrever aí: eu garanto que o Vasco não será rebaixado. Os matemáticos estão errados. Com a força do trabalho da nossa equipe vamos mudar isso – aposta o presidente.

Longe do poder, Eurico Miranda aproveita para atacar seu sucessor.

– Eles destruíram tudo - disse o ex-presidente. – Tiraram a auto-estima dos jogadores, dizendo que o time era fraco, e tiraram os jogadores da concentração para colocar em um hotel onde entra qualquer um. O Vasco é um time sem comando. A situação é muito grave e hoje só nos resta rezar.

Mesmo tendo assumido o clube há quase três meses, Dinamite parece não ter exorcizado a sombra de Eurico. Ao mudar toda a estrutura do futebol para tirar de lá o rastro antigo, o dirigente virou vidraça ao escolheu um técnico inexperiente para um momento delicado e um vice de futebol cujo recente afastamento evidencia a falta de bagagem para o cargo, Manuel Fontes - que alegou problemas de saúde para sair da função - anunciou, por exemplo, a contratação de jogadores que não estavam contratados, como o lateral-esquerdo Márcio Careca. Confirmou para depois desmentir e voltar a confirmar a negociação de Philippe Coutinho para a Inter de Milão. Liberou junto com Carlos Alberto Lancetta o meia Jean para jogar nos Emirados Arábes, sem a autorização do presidente, conforme garantiu o próprio Dinamite, que não deixou o jogador embarcar. No episódio, o empresário de Jean, Léo Rabello, revelou que Dinamite detonou seus assessores diretos.

– Nenhum dos dois manda nada quem manda no Vasco sou eu – teria esbravejado o presidente.

No dia seguinte, Dinamite disse que era tudo mentira e Jean acabou mesmo liberado.

Outro problema que deixou seqüelas foi a demorada troca de treinadores. Dinamite preferia começar a sua gestão com um técnico novo. Mas, por influência de Manuel Fontes – muito amigo de Antônio Lopes – e por causa da multa rescisória de cerca de R$ 480 mil, o treinador foi mantido por dez rodadas. Quando resolveu trocar, Dinamite apostou em Tita, que tem como maior façanha ter levado o Macaé para a elite do futebol carioca, no ano passado.

Tita foi embora, mas deixou no grupo reforços indicados por ele, como Serginho, André e Johnny. O chileno Pinilla, outra recente aquisição de Dinamite, não joga uma partida oficial há dois meses.

Fonte: Jornal do Brasil
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário