Futebol

Ex-vascaíno pode ser condenado a cinco anos de prisão

O atacante Edmundo poderá ser condenado a cinco anos de prisão por supostamente ter dirigido embriagado e desacatado dois policiais militares em dezembro de 2005, na Gávea, bairro da zona sul do Rio. A Justiça recebeu ontem denúncia do Ministério Público contra o jogador do Palmeiras e vai julgá-lo no dia 20 de março, às 13h. Ele é acusado de infringir os artigos 306 do Código de Trânsito Brasileiro (conduzir veículo automotor na via pública sob influência de álcool ou substância entorpecente) e o 331 do Código Penal (desacatar funcionário público). No primeiro caso, a pena é de até 3 anos de prisão. No segundo, é de até dois anos de reclusão, além de multa.

A confusão envolvendo o atacante, de 34 anos, ocorreu no dia 19 de dezembro de 2005, na Rua Mário Ribeiro. Segundo a polícia, Edmundo dirigia sua picape Ranger Rover em alta velocidade e fazendo zigue-zagues. Dois PMs então se aproximaram e o mandaram parar. Além de não obedecer a ordem, o atacante teria tentado fechar o carro da polícia. Na ocasião, Edmundo disse que a ação dos policiais era uma \"palhaçada\". Ele foi preso por desacato à autoridade um dia antes de ser apresentado oficialmente no Palmeiras.

A promotora Cristiane da Rocha Corrêa, que ofereceu a denúncia, também pediu a cassação da carteira de habilitação do jogador com base nos antecedentes do acusado e no artigo 294 do Código de Trânsito Brasileiro (em qualquer fase da ação penal, havendo necessidade de garantir a ordem pública, poderá o juiz, como medida cautelar ou a requerimento do Ministério Público, decretar a suspensão da permissão ou da habilitação para dirigir).

Exame na urina do atacante, feito pelo Instituto Médico Legal (IML), mostrou teor de álcool no organismo dele três vezes maior que o permitido. \"Mais uma vez o denunciado reitera na prática do delito relacionado com a condução de veículo automotor, portando-se de modo sobremaneira lesivo à sociedade\", justificou a promotora. Ela afirmou também na denúncia que o jogador é uma pessoa conhecida, \"o que agrava o risco à ordem pública\".

Edmundo já tem histórico de confusões no trânsito. Em 1999, ele foi condenado a quatro anos e meio de prisão, em regime semi-aberto, por homicídio culposo após se envolver num acidente de trânsito, em 1995, no qual morreram três pessoas. O atacante responde ao processo em liberdade.

Fonte: Estadão
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri