Futebol

Flamengo x Vasco - O clássico do silêncio

Aquele que sempre foi considerado o clássico dos milhões vive uma situação inusitada. Flamengo e Vasco, que outrora atraíam multidões em finais de campeonato ou jogos decisivos, se enfrentam, hoje às 16h, no Maracanã, em situação completamente diferente. Se em outros anos as provocações fizeram parte da promoção do jogo, dessa vez o clima é de um silêncio que reflete a situação do clubes. Sem depender dos próprios resultados, os dois times não precisam apenas de uma vitória para conseguir uma vaga na semifinal da Taça Rio. Além de vencer, terão que torcer por uma combinação de resultados para obter a tão sonhada classificação e tentar se livrar do desgosto de ver o trabalho do primeiro semestre comprometido.
No Flamengo, a semana começou conturbada por causa dos salários atrasados, e com os jogadores reclamando por estarem com os bolsos vazios. Só na última sexta-feira a diretoria conseguiu pagar o décimo-terceiro, mas não houve muita comemoração já que ainda falta quitar janeiro e fevereiro.

O empate sem gols com o Volta Redonda, no último domingo, foi uma espécie de golpe derradeiro que, além de complicar a situação na tabela, também serviu para o vice de futebol, Kléber Leite, cuspir fogo contra o ex-preparador físico do time, Divino Ferreira, culpando-o pelo péssimo condicionamento do time. Com apenas seis pontos conquistados em cinco jogos, o time do técnico Waldemar Lemos, que em uma semana de trabalho só comentou um coletivo, precisa derrotar o Vasco e torcer para Cabofriense ou Americano não vencerem. Em caso de derrota ou empate nesse clássico, o Flamengo, que soma onze pontos no Carioca, fará sua pior campanha na história da competição.

Em São Januário, o clima não foi diferente. Após empate em 2 a 2 com o Americano, o Vasco foi derrotado pela Cabofriense por 2 a 0.

Com esse resultado, suas chances de classificação para a semifinal passaram a depender de um milagre. Além de vencer o clássico, o time de Renato Gaúcho, que pode ser demitido em caso de novo fiasco, tem que torcer para América, Volta Redonda e Friburguense não somarem pontos.

Para completar a maré de problemas, o treinador do Vasco ainda não sabe se poderá contar com o atacante Romário, que está há três dias sem aparecer em São Januário. Caso o Baixinho não apareça mais uma vez hoje, Valdiram será o companheiro de Edílson no ataque e Ramon jogará no meio-campo.

Flamengo: Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Felipe Dias, Jônatas, Diego Souza e Renato; Luizão e Ramírez. Técnico: Waldemar Lemos.

Vasco: Cássio; Claudemir, Jorge Luiz, Éder e Diego; Ygor, Ives, Morais e Edílson; Valdiram (Ramon) e Romário (Valdiram). Técnico: Renato Gaúcho.

Árbitro: Edílson Soares da Silva
Auxiliares: José Cláudio Paranhos e José Orlando Hortêncio Gomes
Local e Horário: Maracanã, às 16h

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário