Política

Gabeira e Paes escrevem suas opiniões ao L! acerca do Esporte para o RJ

No dia em que os eleitores do Rio escolhem seu prefeito no segundo turno, os candidatos Fernando Gabeira (PV) e Eduardo Paes (PMDB) escreveram especialmente para o LANCE! na coluna \"Espaço Aberto\". Veja abaixo o que os candidatos planejam para o esporte na Cidade Maravilhosa.




FERNANDO GABEIRA (PV)

Temos um Programa de Esperança para o esporte

O Rio de Janeiro tem hoje projetos sociais em grande parte ineficientes e usados politicamente. São clubes falidos, espaços esportivos abandonados, grandes equipamentos (como os construídos e/ou adquiridos para a realização dos JogosPan-Americanos de 2007) sem utilização em programas esportivos voltados para as comunidades que sejam sérios, com objetivos, metas e fiscalização. Como consta no artigo 217 da nossa Constituição, a prática da atividade física é direito da sociedade – e o Estado tem o dever de fomentá-la Nosso “Programa de Esperança” passa obrigatoriamente pela qualidade de vida da sociedade, com a prática das atividades físicas e do esporte funcionando como agentes fundamentais para a manutenção da saúde e também do bem-estar de todos.

Iniciaremos a atividade física já na pré–escola, com a prática recreativa, trabalhando as características naturais do desenvolvimento de crianças de 1 a 5 anos.

Desenvolveremos programas semelhantes aos das escolas nas entidades, associações e instituições que trabalham com a educação de crianças, jovens e adultos com deficiência.

Implantaremos programas de estímulo à prática da atividade física para jovens, adultos e senhores e senhoras da melhor idade em todos os locais públicos disponíveis – praças, quadras esportivas, clubes –, incluindo o hábitat natural que seja apto à prática do exercício físico.

Apoiaremos as vilas olímpicas para estimular o desenvolvimento social e a preparação de talentos, direcionando-os ao esporte de alto rendimento.

Criaremos dois centros de treinamento, onde os atletas de esportes olímpicos e paraolímpicos que sejam destaque terão moradia, escola, assistência médica e alimentação para realizar treinamento de alto rendimento. Esses centros deverão ser financiados por uma parceria entre a prefeitura, a iniciativa privada, os governos federal e estadual, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Comitê Paraolímpico.

Faremos, assim, o resgate de uma cidade que sempre teve atletas de ponta e que, por falta de incentivo ao esporte de alto nível, desapareceram.

Além disso, capacitaremos os professores de Educação Física da rede municipal, aprimorando seus conhecimentos e estimulando os que se interessarem em desenvolver o esporte de competição nos treinamentos após a carga horária escolar.

Por último, faremos tudo que estiver ao nosso alcance para a cidade do Rio de Janeiro ganhar, pela primeira vez, a candidatura dos Jogos Olímpicos de 2016.




EDUARDO PAES (PMDB)

O esporte é sinônimo de saúde, emprego e renda

Cidade privilegiada por suas belezas, seu clima e, principalmente, por sua gente alegre e acolhedora, o Rio reúne as condições necessárias para ser a capital dos grandes eventos esportivos. A experiência bem-sucedida do Pan-Americano, em 2007, certamente contribuiu para que o Brasil conquistasse o direito de promover a Copa de 2014 e que a cidade seja hoje forte candidata a sediar a Olimpíada de 2016.

Além de mobilizar e proporcionar emoções, o esporte precisa ser visto como atividade capaz de gerar emprego e renda, que alavanca o turismo, o comércio, a prestação de serviços, entre outras atividades. A prefeitura pecou ao não planejar um calendário esportivo, levando em conta os novos equipamentos que a cidade herdou do Pan, entre os quais o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Multiuso e o Velódromo.

Uma política de esportes para uma cidade com as características e peculiaridades do Rio precisa também levar em conta a necessidade de investimento da prefeitura em programas de iniciação esportiva. Investimentos tanto na rede de ensino quanto em espaços públicos e comunidades carentes, tornando-se instrumento de ação social para crianças e jovens das comunidades e até mesmo para a descoberta de talentos, pois é da massificação do esporte que brotam grandes vocações.

Em nosso programa de governo destacamos ainda a oferta de atividades esportivas extraclasse para os alunos da rede pública nos clubes próximos às escolas. Esse intercâmbio garantirá a essas instituições não só a ocupação dessas agremiações em horários ociosos durante a semana: eles ainda poderão prestar esse importante serviço social mediante a quitação de débitos que venham a ter junto ao município.

É fundamental destacar que, acima de tudo, a prática esportiva proporciona estilo de vida mais saudável. O esporte previne doenças e quanto mais a população adota esse hábito mais imune ela estará a doenças. Essa mudança de mentalidade vai, a médio prazo, desafogar o sistema público de saúde e por isso é papel do município promover campanhas de esclarecimento e oferecer a prática esportiva a todas as faixas etárias da população, incluindo idosos.

Por fim, temos a compreensão de que Rio, esporte e saúde são quase sinônimos e precisam caminhar de mãos dadas. Cabe ao eleitor julgar as propostas apresentadas e escolher o candidato que tenha o ativismo governamental necessário e que invista em programas esportivos, amplie o número de instalações para a prática das mais diversas modalidades e prepare a cidade para que se torne a capital dos esportes.

Fonte: Lancepress
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir