Política

Leonardo Gonçalves: "O Vasco precisa de paz"

Com 247 votos, a chapa \"\"Cruzada Vascaína\"\", de Leonardo Gonçalves ficou em segundo lugar nas eleições realizadas no Vasco na terça-feira, dia 2. Com isso, Léo indicou 30 nomes para o Conselho Deliberativo.

Em entrevista ao Blog CRVG, Leonardo fala sobre sua campanha, sobre Roberto Dinamite, desistências de José Henrique Coelho e Pedro Valente, reunião do Conselho e garante que a sua chapa será \"páreo duro nas eleições de 2014\".

Léo, pra começar, fale sobre sua campanha. Acha que faltou alguma coisa que poderia te dar mais votos? Mudaria alguma coisa para a candidatura em 2014?


Sendo bastante sincero, acho que correu da melhor forma possível. O futebol do Vasco, graças a Deus, está bem e foi campeão. Como eu já disse no dia da eleição em algumas entrevistas, prefiro ver o Vasco campeão várias vezes do que ser eleito. Além disso, foi a nossa primeira eleição. As pessoas normalmente têm desconfiança em relação ao que é novo. Até adquirir a confiança dos vascaínos, leva tempo. Eu tenho certeza que estamos no caminho certo. Seguindo nessa linha e agora com a oportunidade de sermos mais atuantes devido à participação no Conselho, tenho certeza de que seremos páreo duro para qualquer corrente política nas eleições de 2014.

Com o segundo lugar nas eleições, sua chapa indicou 30 nomes para o Conselho. Ficou satisfeito com isso, por poder ter conselheiros de sua chapa dentro do Vasco ou tem alguma frustração, pois visava o 1º lugar?

Olha, eu saí do Vasco na terça-feira muito feliz. Não pelo resultado em si. Se eu fosse o último, sairia de lá igualmente feliz. Fomos íntegros durante todo tempo. Nos 3 anos, não nos omitimos, não deixamos de fiscalizar, oferecemos ajuda em alguns momentos, ou seja, fizemos tudo aquilo a que nos propusemos. Quanto à vaga no conselho, é um motivo de orgulho. Muitos de nós farão sua primeira participação no Conselho do Vasco. Quando chegou a carta convidando pra posse, muitos caíram em si e me ligaram emocionados. Isso não tem preço que pague na vida.

Faltando menos de um dia, as eleições contavam com 5 candidatos. Mas em cima da hora, JH Coelho e Pedro Valente desistiram. O que achou dessas desistências? Acredita que houve uma transferência de votos deles pra você?

Eu acho que não. Vínhamos fazendo pesquisas e uma semana antes da eleição, o Coelho estava com traço. Ele não conseguiu na campanha mudar a rejeição que tinha. De qualquer forma, é um cara jovem. Acredito que se ele fizer um bom trabalho em alguma gestão, possa reverter esse quadro. A saída do Valente, eu acho que me fez perder votos. Eu recebi nos últimos 10 dias, muitos e-mails de pessoas dizendo que o Dinamite era o candidato preferido delas, porém iriam votar em nós pois tinham simpatia pela Cruzada e queriam evitar que o grupo do Eurico tivesse assentos no Conselho. Com a desistência dele, acredito que essas pessoas tenham votado no Dinamite mesmo.

Tudo corria tranquilamente no pleito quando houve o problema da cor das cédulas usadas por Jayme Lisboa. Acredita que isso tenha \"manchado\" o dia da eleição, que estava sendo calmo?

Prefiro não comentar mais sobre isso. Precisamos fazer o Vasco andar pra frente e se ficarmos remoendo as coisas ruins, gastaremos energia à toa. Mantenho tudo o que eu disse no dia da eleição. Os Vascaínos entenderam o que houve e fizeram seu julgamento. Então, bola pra frente.

Vi uma foto sua abraçado com Roberto Dinamite. Isso mostra que não é preciso haver briga entre os candidatos. Há uma amizade entre vocês? Fale um pouco sobre esse momento.

O Vasco precisa de paz. As pessoas precisam entender que o “inimigo” está na Gávea, nas Laranjeiras e em General Severiano. Aqui no Vasco, somos adversários e mesmo assim um dia a cada 3 anos. Nos demais, o foco de todo mundo tem que ser no sentido de fazer o melhor para o clube. Não tenho amizade com o Roberto pois tivemos pouco contato até hoje. Da minha parte há uma admiração pelo que ele fez como jogador e o respeito por ele ser o Presidente do Vasco. Não sei exatamente de qual foto abraçado você se refere pois nos abraçamos em dois momentos. O primeiro de manhã, fora do clube, onde eu desejei bom dia e boa sorte pra ele e disse que esperava um clima tranquilo seja qual fosse o resultado. Ele fez o mesmo. Daí cada um foi para um lado fazer sua campanha e praticamente só nos encontramos no momento da apuração. O segundo abraço ocorreu no final da apuração, quando ela já indicava que ele seria o vencedor. Me dirigi até ele e desejei boa sorte na condução do Vasco. Dei parabéns a ele e reforcei que a Cruzada estaria ao lado do Vasco nesses 3 anos, fiscalizando, criticando de forma construtiva e mantendo o espírito de ajuda quando ele solicitasse. Ele agradeceu e disse que esse deveria ser o formato correto de oposição.

O que o torcedor vascaíno pode esperar dos 30 conselheiros indicados? Terão participação ativa nos assuntos do clube?

Podem esperar 30 pessoas interessadas em engrandecer o nosso clube. Teremos uma atuação diferente do que acontece com os conselheiros atuais. Hoje os conselheiros praticamente só atuam nas reuniões e votações, em muitas delas, votando politicamente, sejam eles de situação ou oposição. Nós apresentaremos projetos e propostas para serem votadas, assim como acontece no Congresso. Na Cruzada, temos vários grupos de trabalho com o objetivo de criar soluções para os problemas do Vasco nas mais diversas áreas. Assim que terminou a eleição, já orientei aos coordenadores de dois desses grupos para agilizarem o trabalho pois temos prioridades. Esses dois grupos são o de recadastramento e o de reforma do estatuto. Esse último, inclusive, já tinha apresentado uma minuta de proposta de reforma na gestão anterior que não foi apreciada.

Por que não quis concorrer à presidência no Conselho?

A Cruzada defende a bandeira “Diretas já!” no Vasco. Sendo assim, prometi durante a campanha que caso fosse eleito em segundo não disputaria a eleição no Conselho Deliberativo para legitimar a votação dos eleitores. Não sei se essa decisão foi a mais correta, porém não me arrependo. Tenho palavra e minha obrigação com os Vascaínos é cumprir todas as promessas de campanha. Essa é uma delas.

Como foi a reunião do Conselho?

Achei a reunião muito boa. O clima era bem cordial e a votação foi rápida. Particularmente, tive na reunião uma das maiores emoções da minha vida. Assim que a carta dos nossos 30 conselheiros foi lida se abstendo de votar para Presidente como forma de referendar o desejo dos sócios, fomos aplaudidos de pé por todos os presentes na reunião. Não há como descrever a emoção sentida. Em relação às votações, ocorreu o esperado. É tarefa muito difícil para um grupo minoritário virar o jogo nessas votações. Tenho certeza que o nosso membro eleito para o Conselho Fiscal, João Marcos Amorim, dará um show, fiscalizando tudo e conduzindo a diretoria a agir de forma correta e transparente, que é o desejo de todos os Vascaínos.

Pra encerrar, deixe uma mensagem para o torcedor do Vasco.

Em primeiro lugar, eu gostaria de agradecer muito o carinho que recebi, tanto na campanha quanto atualmente. Muitas pessoas me procuram, enviam e-mails parabenizando a lisura como a Cruzada se comportou no pleito. Reforço que os conselheiros eleitos pela Cruzada não são representantes apenas de quem votou em nós. Seremos representantes de todos Vascaínos. Assim, quem tiver sugestão, consideração ou até mesmo critica construtiva a respeito do nosso trabalho dentro do Conselho, envie e-mail para contato@cruzadavascaina.com.br

Fonte: Blog CRVG
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário