Futebol

Leão ruge na Colina; Ex-técnico do Corinthians pode voltar ao Vasco

O Leão pode rugir na Colina. Após os nomes de Alfredo Sampaio, técnico do Madureira, Antônio Lopes, sem clube, surgiu, ontem, mais um possível candidato a treinador do Vasco: Emerson Leão. Um treinador de temperamento forte e polêmico. Como jogador, defendeu o Vasco entre 1978 a 1980, quando não conquistou nenhum título. Foi vice-campeão no Carioca de 1978; segundo no Carioca e no Brasileiro, ambos em 1979.

Procurado ontem pela reportagem do JORNAL DOS SPORTS, o presidente Eurico Miranda não confirmou, mas também não negou o interesse na vinda de Leão.

“Ainda não estamos tratando da contratação de ninguém. Quem define quem será o novo técnico sou eu. Como disse antes, na segunda-feira (amanhã), pretendo anunciar o planejamento da equipe para o Campeonato Brasileiro com o novo treinador”, afirmou Eurico.

O técnico Émerson Leão, 57 anos, vem de uma passagem pelo Corinthians, quando assumiu o clube na lanterna e levou o time à 9ª colocação, no Brasileiro de 2006. No entanto, após o insucesso no Campeonato Paulista, acabou sendo demitido. Alguns aspectos pesam a favor de Leão vir para comandar a equipe de São Januário.

O primeiro e principal seria a aprovação do presidente Eurico Miranda e do atacante Romário. Isso porque, no período em que Leão era o técnico da Seleção Brasileira, o Baixinho era nome certo, em praticamente todas as convocações. A outra é que Leão, na época como goleiro, defendeu o Vasco.

O seu estilo linha-dura, se encaixa muito bem, na filosofia pretendida pelo Vasco. Além disso, ele tem a fama de ser um técnico disciplinador, e gosta de valorizar jogadores da base dos clubes, como foi o caso do Santos, quando lançou Elano, Diego e Robinho em 2002.

Começou na carreira de técnico em 1987, e de cara conquistou o título Brasileiro do Módulo Amarelo pelo Sport Recife. Já o seu último foi pelo São Paulo, sagrando-se campeão paulista em 2005. O técnico, que passou nos últimos anos pelos quatro grandes de São Paulo, pode também voltar para o futebol japonês. O maior obstáculo para trazer Leão é o alto salário.

foto:

Fonte: Jornal dos Sports
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário