Clube

Luiz Américo explica remuneração recebida por seu escritório e critica Euric

Após o fim da participação do Vasco no Campeonato Brasileiro, a oposição do clube convocará uma reunião no Conselho de Beneméritos para denunciar o pagamento de R$55 mil mensais à empresa Paula Chaves Advocacia, que tem como sócio majoritário o atual vice-presidente jurídico do clube, Luiz Américo de Paula Chaves. Na mesma reunião, a oposição vai tentar vetar as camisas apresentadas pela mais nova patrocinadora do Vasco, a Champs.

O grupo ligado ao ex-presidente Eurico Miranda usa cópias de três notas fiscais – emitidas no dia 15 dos meses de agosto, setembro e outubro – para provar que o clube paga pelos serviços do vice-presidente jurídico. A prática fere o artigo 136 do estatuto do clube, que diz que \"não pode integrar nenhum dos Poderes do Clube o sócio que preste, sob qualquer forma, serviço remunerado\".

Demonstrando tranqüilidade, o advogado Luiz Américo se defendeu das acusações. Segundo ele, não há nada de ilegal, nem a negociação fere o estatuto do clube. O dirigente alega que se desligou do cargo de conselheiro antes de assinar o contrato de procurador geral do Vasco e de Roberto Dinamite.

– Deixei de ser conselheiro no dia 14 de julho. Já o cargo de vice-presidente jurídico é de confiança, não eleito, passível portanto de remuneração – sustenta Luiz Américo.

O vice-jurídico garante ainda que possui um parecer favorável do advogado Wanderlei Pinto de Medeiros sobre o assunto.

– O que está acontecendo agora é um sinal de transparência absoluta da atual diretoria – pondera o acusado.

Defesa com provocação

Questionado se não achava o valor dos seus vencimento altos, já que ocupa um cargo de confiança , Luiz Américo justificou:

– Desse valor, 15% é descontado a efeito de impostos. E ainda tenho que pagar para manter a estrutura do meu escritório. Isso sem falar que o valor é dividido por cinco – ressalta o advogado, referindo-se a seus sócios na empresa.

Além de Luiz Américo, trabalham na Paula Chaves Advocacia os advogados Martinho Neves Miranda, que também é procurador do município, além de Diogo Nolasco, Fernando Lamar e Marcos Abraão Júnior. Para Luiz Américo, o cargo de vice-presidente jurídico equivale ao de ministro ou secretário de governo e, por isso, ele não vê problema em receber alguma remuneração.

O advogado também ressalta que uma das promessas de campanha da chapa \"Por Amor ao Vasco\", que conduziu Roberto Dinamite ao poder, foi a profissionalização do clube, o que está acontecendo agora.

– Nós sempre pregamos a profissionalização, ainda mais num setor em que não se pode correr o risco de perder os prazos jurídicos - alfinetou, em alusão ao fato de Marlan Moraes Marinho Júnior, advogado de Eurico na época do processo para a anulação das eleições no clube, ter perdido o prazo de defesa do ex-presidente, o que fez com que a atual oposição fosse julgada à revelia.

Fonte: Jornal do Brasil
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri