Política

Mais do mesmo: Eurico reclama de perseguição ao Vasco

A apresentação brasileira em Zurique, que confirmou o país como sede da Copa do Mundo de 2014 ainda rende assunto para os dirigentes de clubes brasileiros. Enquanto alguns times já se preparam para receber partidas e delegações durante o Mundial, o Vasco lança uma nota oficial contra o vídeo exibido pela CBF durante a cerimônia.

O texto, assinado pelo presidente do clube alvinegro, Eurico Miranda, fala em desrespeito ao Vasco. Isso porque, segundo o dirigente, no vídeo exibido pela entidade com momentos da carreira de Romário, embaixador do projeto brasileiro para trazer a Copa de 2014, o jogador apareceu apenas com a camisa do Flamengo.

Eurico Miranda afirma que a carreira de Romário está vinculada ao Vasco, e que a escolha das imagens teria sido feita de maneira proposital para favorecer o rival.

Recentemente a CBF também esqueceu de citar a conquista do Vasco na Libertadores da América de 1998, em um documento enviado à Fifa em que citava as recentes glórias do futebol nacional.

Confira a nota do presidente do Vasco da Gama na integra:

Mais uma vez preciso vir a público para manifestar a minha indignação com atos praticados contra a Instituição que presido e com a qual colaboro há mais de 40 anos. Desta vez, em virtude de fatos lamentáveis ocorridos no anúncio da realização da Copa do Mundo no Brasil, em 2014, evento que se deu na última segunda-feira, em Zurique, Suíça.

Considero o que ocorreu durante a solenidade deselegância e desrespeito ao Club de Regatas Vasco da Gama. Na oportunidade, foi apresentado um vídeo de momentos da carreira do jogador Romário, embaixador do projeto Copa de 2014 no Brasil. Função, aliás, que deve orgulhar a todos os vascaínos. Porém, neste vídeo, desenvolvido e apreciado por gente da CBF, Romário apareceu, somente, com as camisas da Seleção Brasileira e do Flamengo.

Romário tem a sua trajetória absolutamente vinculada ao Vasco. Foi criado aqui, apresentado ao mundo pelo Vasco e jogou neste clube durante a maior parte de sua vida profissional, onde realizou os principais feitos de sua carreira. Pois foi no Vasco que Romário conquistou os seus únicos títulos nacional e sul-americano. Foi no Vasco que, recentemente, anotou o seu histórico milésimo gol. Considero que suas passagens por outros clubes brasileiros são meros acidentes de percurso. Muito mais do que um profissional a serviço do Vasco, Romário tem um carinho especial e preocupação com esta instituição que ele gosta, respeita e admira. Tanto que da solenidade ocorrida em Zurique, Romário saiu direto do aeroporto para treinar em São Januário.

Assim, a CBF demonstrou que faz questão de tratar os seus afiliados de forma desigual, omitindo feitos e conquistas (conforme omitiu a conquista da Libertadores de 1998 pelo Vasco em documento enviado à Fifa) e, conseqüentemente, agindo contra os interesses de quem se mantém independente. Não será capaz, contudo, de dissociar Romário do Vasco e o Vasco de Romário, ainda que se esforce para tal. Com vídeos editados ou com listas de conquistas de clubes brasileiros “descuidadamente” preenchidas, ninguém se sobrepõe à verdade. A verdade prevalece sempre.

Fonte: Cidade do Futebol
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário