Clube

Mais uma vez no comando, Valdir imprime estilo "boleiro" no Vasco

Treinador interino promove mudanças na primeira semana de treinos, "fala a língua" dos jogadores, trabalha lado técnico e conta com ajuda de auxiliares para a parte tática

O Vasco terá mudanças para o jogo com o Ceará. A principal delas é fora das quatro linhas, na área técnica: mais uma vez interino, Valdir Bigode comandará a equipe. O novo comandante deu indícios de que, dentro de campo, o Cruz-Maltino também terá alterações significativas para o encerramento do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

Nos treinamentos durante a semana, o carismático ex-atacante já realizou mudanças na equipe. Se treinou com Bruno Silva, Wagner e Maxi López nas vagas de Ricardo, Andrey e Ríos, o interino ainda ganhará um reforço: Breno, recuperado de lesão, volta ao time.

O zagueiro treinou neste sábado e força Bigode a fazer nova alteração: Bruno Silva sai da zaga e Breno fará dupla com Leandro Castan. O jogador sentiu dores no joelho esquerdo na vitória por 1 a 0 sobre a LDU, pela Copa Sul-Americana, foi substituído e não atuou na derrota para o Palmeiras por 1 a 0, domingo passado, pelo Brasileiro.

As trocas resultam a mudança do esquema tático que tem sido utilizado pelo Vasco, o 4-2-3-1. Com as opções testadas por Bigode, o time passa a fazer um 4-1-4-1, com Desábato como único volante. O time testado pelo interino é o seguinte: Martín Silva; Luiz Gustavo, Breno, Castan e Ramon; Desábato; Pikachu, Thiago Galhardo, Giovanni Augusto e Wagner; Maxi López.

Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.brCom estilo boleiro, perfil de Valdir Bigode agrada jogadores do Vasco
Com estilo boleiro, perfil de Valdir Bigode agrada jogadores do Vasco

As mudanças podem ser observadas ainda no estilo do treinador. Enquanto Jorginho apostava em treinamentos mais rápidos e táticos, Valdir Bigode optou, nos últimos dias, por atividades mais demoradas e com muitos coletivos. Sem muito conhecimento sobre a parte tática, o interino confia em seus auxiliares Sandro Gomes e Marcos Valadares - técnico do sub-20 que "subiu" para os profissionais - para acertar o esquema.

O bom e velho estilo boleiro do ex-jogador faz sucesso com os atletas. No jargão da bola, Bigode "fala a língua" do elenco e, apesar de ter barrado dois jogadores da base, tem o apoio do grupo e também do antigo treinador Jorginho:

- O Bigode vai dar certo se apostarem nele. É um cara carismático, inteligente, tem a aprovação dos jogadores, tinha a minha aprovação, por isso ele permaneceu. O presidente me deu a liberdade para mandá-lo embora. Fiquei com ele, pois acredito muito nele - disse Jorginho em entrevista no "Seleção SporTV" na última quinta-feira.

Nas últimas vezes em que precisou comandar o Vasco, Bigode também realizou alterações na equipe, mesmo sem muito tempo para preparar o time. Na mais recente, quando Zé Ricardo pediu demissão em junho, o interino fez bom jogo contra o Cruzeiro no Mineirão, pela 10ª rodada do Brasileirão. Em meio aos desfalques, conseguiu um empate por 1 a 1.

Vasco e Ceará se enfrentam nesta segunda-feira, às 20h (de Brasília), no Estádio São Januário, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: ge
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir