Futebol

Marcelo Cabo: tática, times, títulos, conheça mais da carreira dele!

6

Marcelo Cabo, novo técnico do Vasco, chega a São Januário em meio à maior crise institucional e financeira da centenária história do clube. Afinal, ele terá a missão de reerguer novamente o Gigante da Colina após o quarto rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Ele chega para substituir Vanderlei Luxemburgo, dispensado na última sexta-feira pela diretoria cruzmaltina. Ele não resistiu ao fracasso do time na temporada de 2020. Marcelo Cabo subiu com o Atlético-GO e CSA, em 2016 e 2018 da Série B para Série A, respectivamente.

O técnico tem o hábito de escalar suas equipes no 3-6-1 com variação para o 4-2-3-1. Além disso, Marcelo Cabo é conhecido por montar times consistentes na marcação. Contudo, ele gosta de jogadores rápidos e com boa saída de bola.

O comandante não abre mão de ter dois volantes mais marcadores, um meia centralizado, um atacante rápido pelo lado direito e outro que atue pelo lado esquerdo. Na frente, joga com um centroavante ou um atacante rápido centralizado, para puxar os ataques em velocidade.

Atualmente o Vasco tem um atacante que se tornou o símbolo de raça em campo: Germán Cano. O argentino incomoda os adversários explorando pouco espaço na área para finalizar, é importante no papel de pivô e faz muitos gols dentro da área.

Para fechar o time, Marcelo Cabo costuma tirar um meia ou atacante para colocar um terceiro zagueiro ou volante. Para lançar a equipe ao ataque, ele gosta de tirar um zagueiro e recua um volante com mais qualidade com a bola nos pés para compor a defesa.

No Vasco, Marcelo Cabo terá de reconstruir o elenco com criatividade. Afinal, o clube não tem muito dinheiro em caixa para empenhar na contratação de reforços. Além disso, o treinador precisará encontrar peças de qualidade na base para formar um time competitivo em 2021.

A carreira de Marcelo Cabo

Marcelo Ribeiro Cabo iniciou a carreira de treinador no Bangu em 2004. Fez seu nome no futebol trabalhando no Rio de Janeiro onde acumulou experiência no Bonsucesso. Volta Redonda, Macaé, Tigres do Brasil e Resende.

Além disso, o treinador também comandou o São Bento-MA, Atlético Tubarão-SC, Tombense-MG, Nacional-MG, Figueirense, Guarani, CSA, Vila Nova, CRB e Atlético-GO. No exterior, ele comandou o Al Nars, da Arábia Saudita e Al Arabi, do Kuwait.

Em 2006, ele foi auxiliar técnico de Marcos Paquetá, na Arábia Saudita, na Copa do Mundo da Alemanha. Em 2010, foi observador técnico da seleção brasileira comandada por Dunga na Copa do Mundo da África do Sul.

O Vasco será o primeiro grande clube na carreira de Marcelo Cabo. Porém, a relação entre o treinador e o Gigante da Colina é antiga. Afinal, ele foi atleta de futsal na década de 90, quando seu filho, Gabriel Cabo, ainda era criança.

Os títulos de Marcelo Cabo

Aos 54 anos, Marcelo Cabo levantou quatro taças ao longo da carreira. Em 17 anos, só para exemplificar, ele conquistou a Série B do Campeonato Brasileiro (2016), o Campeonato Goiano (2020) e o Campeonato Alagoano (2018, 2019 e 2020).

Fonte: Torcedores.com
Loading...
  • Quinta-feira, 15/04/2021 às 19h00
    Vasco Vasco 3
    Flamengo Flamengo 1
    Taça Guanabara Maracanã
  • Domingo, 18/04/2021 às 18h30
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara Estádio Elcyr Rezende de Mendonça
  • 24/04 (sáb) ou 25/04 (dom)
    Vasco Vasco
    Resende Resende
    Taça Guanabara A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Ponte Preta Ponte Preta
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Brasil de Pelotas Brasil de Pelotas
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Avaí Avaí
    Campeonato Brasileiro - Série B A definir