Futebol

Melancolia e apreensão marcam o clássico Flamengo x Vasco

Flamengo e Vasco já protagonizaram inúmeros jogos decisivos. E o embate deste domingo, às 16h, no Maracanã, pela rodada final da Taça Rio, returno do Campeonato Carioca, não será diferente, apesar dos times não estarem disputando uma final: somente o vencedor poderá continuar sonhando com o título estadual da temporada. Caso a partida termine empatada, os dois estarão eliminados.

Na história do \"Clássico dos Milhões\", que é assim conhecido por reunir os dois times de maior torcida do Rio de Janeiro, a vantagem é do Flamengo, que venceu 127 dos 332 jogos disputados - o Vasco obteve 117 vitórias e foram registrados ainda 88 empates. Os rubro-negros marcaram 459 gols e os vascaínos balançaram as redes 446 vezes.

Com seis pontos ganhos, o Flamengo está na terceira posição no Grupo A da competição, atrás de Cabofriense e Americano (que somam oito pontos). O Rubro-Negro precisa vencer e torcer por tropeços de um dos seus adversários diretos, que enfrentam, respectivamente, Madureira (em Cabo Frio) e Friburguense (em Nova Friburgo).

O Vasco, quinto colocado do Grupo B, com seis pontos, tem que derrotar o rival e \"secar\" Madureira, América (que enfrenta o Nova Iguaçu, em São Januário), Volta Redonda (que joga em casa contra o Fluminense) e Friburguense. Ou seja, uma missão mais difícil do que a do arqui-rival.

Mudanças

Para tentar superar o rival, o técnico Waldemar Lemos promoverá mudanças no meio-campo do Flamengo. Uma delas é no posicionamento de Jônatas, que atuará mais avançado, auxiliando Renato na criação de jogadas para os atacantes Ramírez e Luizão; a outra, a entrada de Diego Souza, que volta após um período de recondicionamento físico, a atuará como segundo volante.

\"Vou marcar, mas também sair para jogo. Temos que colocar o Vasco para correr atrás da gente e fazer os gols que precisamos. Sei que, pela rivalidade, eles farão tudo para nos eliminar, mas o Flamengo tem força para superar as dificuldades\", declarou Diego Souza à Rádio Tupi.

Prestigiado

A derrota por 2 x 0 para Cabofriense, além de ter diminuído as chances do Vasco, provocou uma clima de instabilidade em São Januário. O técnico Renato Gaúcho recebeu apoio da diretoria, que o manteve no cargo, pelo menos até domingo. Mas uma derrota para o arqui-rival custará seu emprego. O treinador, porém prefere \"atirar\" contra a imprensa, que especulou sobre o fato de Renato ter colocado seu cargo à disposição após a derrota em Cabo Frio.

\"Não entreguei meu cargo, pois tenho apoio total da diretoria. Pode até ser que eu saia após o jogo de domingo, mas estou muito feliz no Vasco. Tenho apoio da diretoria, do grupo e da torcida. E não aceito insinuações de que eu já esteja demitido\", disse Renato, que não revelou a escalação da equipe, que tanto pode atuar no esquema com três atacantes, como vinha acontecendo, como no 4-4-2.

FLAMENGO x VASCO

Data: 17/3/2006 (Domingo)
Local: Maracanã, Rio de Janeiro-RJ
Horário: 16h
Árbitro: Pablo dos Santos Alves
Assistentes: José Cláudio Paranhos e José Orlando Gomes

Flamengo
Diego, Leonardo Moura, Renato Silva, Ronaldo Angelim e Juan; Felipe Dias, Diego Souza, Jônatas e Renato; Ramírez e Luizão.
Técnico: Waldemar Lemos

Vasco
Cássio, Claudemir, Fábio Braz (Eder), Jorge Luiz e Diego; Ives, Ygor, Ramon (Abedi ou Valdiram) e Morais; Edílson e Romário.
Técnico: Renato Gaúcho.

Fonte: Placar
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 1
    Fluminense Fluminense 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri
  • Domingo, 02/06/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário