Futebol

Modesto, Renato revela: Não tenho dúvida que serei técnico da Seleção

Aos 44 anos, Renato Gaúcho inicia em 2007 uma nova etapa na sua carreira de técnico de futebol. Treinador revelação do último Campeonato Brasileiro, ele não é mais visto como apenas um ex-jogador que sabe motivar o grupo. Conquistou o respeito de gente como Carlos Alberto Parreira e Felipão, que já o elogiaram publicamente.

Entre um mergulho e outro na piscina do hotel em que o time está concentrado fazendo a pré-temporada, ele fez um balanço de sua carreira até agora, abordou temas delicados como homossexualismo e drogas, e confirmou que sua meta é chegar à seleção brasileira.

— Pode demorar cinco ou dez anos, mas não tenho dúvida de que serei técnico da seleção brasileira — afirma.

Ano passado, o Vasco foi muito mal no Estadual. Este ano vai ser diferente?

Não só o Vasco, como também Botafogo, Fluminense e Flamengo virão mais fortes este ano. Acho que os pequenos não terão vez.

Você evoluiu como técnico?

Sem dúvida que evoluí. Todo dia eu aprendo coisas novas com meus jogadores. O fato de ter sido jogador me deu uma grande vantagem. Conheço bem dentro das quatro linhas, conheço o vestiário, o modo de o jogador pensar. A verdade é que já comecei como treinador com meio caminho andado.

Você teve problemas com Ramon, Edilson e até mesmo com o Romário. É coincidência o fato de todos eles serem seus contemporâneos?

Sem dúvida que isso torna as coisas mais difíceis, mas o jogador precisa saber quem é o chefe. Se um dia eles se tornarem treinadores, vão entender.

O Edilson chegou a dizer que achava muita cara-de-pau logo você ficar dando uma de disciplinador.

Tem uma diferença grande entre o Renato Gaúcho jogador e o Edilson. Eu realmente saía, mas saía no Rio de Janeiro. O Edilson morava no Rio mas gostava de sair em Salvador. O dentista dele era na Bahia. Ele pedia um dia de folga e só aparecia dois, três dias depois. Assim não dava.

A sua amizade com o Romário ficou abalada?

De maneira nenhuma, tanto que o primeiro a dar o aval para ele voltar fui eu. Vou ficar muito feliz se ele fizer o milésimo gol no time que eu dirijo.

Mas muita gente afirma que sua carreira só deslanchou depois que o Romário foi embora de São Januário.

Não vejo assim. Foi o Romário quem me levou para o Fluminense. Foi ele quem me trouxe para São Januário. Romário não atrapalha. Ele é um líder, tem o respeito dos adversários, da arbitragem.

Você aceitaria um jogador gay no seu time?

Claro que sim, desde que ele não faça dentro do grupo o que gosta de fazer lá fora. Não discrimino ninguém, até porque, tem gay em todas as profissões, inclusive entre os jogadores de futebol.

E em relação às drogas?

Sou contra as drogas, nunca usei droga. No máximo fumo meu charuto. Mas cada um sabe o que faz. Na verdade, eu acho que o jogador ainda é muito discriminado. Se um artista der um beijinho na boca de um outro artista, ninguém fala nada. Mas se for jogador.... A mesma coisa em relação às drogas. A sociedade não se escandaliza se um cantor fumar baseado. Se for jogador, vai para as páginas do mundo todo. Mesmo nas férias, o jogador é patrulhado.

Você já disse que vai ser treinador da seleção brasileira. Você estipulou um prazo?


Soube que Dunga ficou chateado por eu ter dito que ia chegar à seleção, mas não tem motivo. Dunga é meu amigo e torço muito pelo seu sucesso. Mas, assim como chegou a vez dele, um dia vai chegar a minha. Não tenho dúvida. Pode demorar cinco, dez anos, mas eu vou ser técnico da seleção.

Fonte: O Globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri