Clube

Mudança de estrutura para o bem do Vascão

A temporada de 2008 ficou marcada na história do Vasco como o ano em que o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. No entanto, também é digna de lembrança importante a vitória de Roberto Dinamite nas eleições para presidente do clube, destronando Eurico Miranda e uma gestão que se mantinha no poder desde 1979.

Dinamite, maior ídolo vascaíno, tomou posse em 1º de julho de 2008, mas o frescor de uma nova liderança não foi suficiente para salvar o clube do rebaixamento. Entretanto, a nova mentalidade administrativa foi imprescindível para nortear as mudanças na estrutura do Vasco, de suma importância para a caminhada de sucesso na Série B, em 2009.

Ciente das dificuldades de um campeonato como a Segunda Divisão o Vasco correu atrás de nomes para organizar o clube, tanto dentro quanto fora de campo. Para comandar um time cheio de caras novas, foi escolhido Dorival Júnior, técnico conhecido por montar boas equipes, do zero. Fora das quatro linhas, a diretoria procurava um profissional que pudesse reestruturar o departamento de futebol, pelo viés da profissionalização e Rodrigo Caetano foi contratado. Com isso, o Vasco ganhou um diretor executivo e uma pessoa com experiência na Série B, quando exerceu o mesmo cargo pelo Grêmio.

Com a retaguarda estruturada, Dorival pôde trabalhar com tranquilidade o time, contando com uma pré-temporada realizada no Espírito Santo.

Mas a participação do treinador não se deu apenas na formação da equipe para os campeonatos que viriam pela frente. Um ponto importante na passagem de Dorival pela Colina foi a atitude de utilizar mais o CT do Vasco-Barra. O técnico fez questão de preservar o gramado de São Januário ao máximo, evitando treinamentos na Colina. Com isso, a casa do Cruzmaltino ficou impecável, recebendo elogios dos adversários pela qualidade do piso e somando força à nova estrutura do clube para voltar à elite.

Fonte: Lancenet!
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri