Clube

Nadadora vascaína é uma das melhores nadadoras do Brasil, mas ainda não tem

Antes mesmo de dar seus primeiros passos, Camille Baglione já fazia movimentos de natação na água. Para se ter uma ideia, enquanto ainda buscava firmeza para andar, ela atravessou sozinha a piscina de dez metros do quintal de sua casa, em Nova Iguaçu. A menina começou a nadar aos seis meses. Hoje, tem 12 anos e 169 medalhas, incluindo as conquistadas pelo primeiro lugar nas provas de 100, 200 e 400 metros livres no Campeonato Carioca de 2008.
Técnico de esportes aquáticos, o pai de Camille, Davi Baglione, incentivou as primeiras braçadas dela. O desempenho da menina-prodígio (que conquistou sua primeira medalha aos 5 anos) o motivou a abrir uma academia de natação no bairro Juscelino, em Mesquita.

Em uma caixa cor de rosa, enfeitada por figuras de ursinhos e flores, Camille guarda suas medalhas: 89 de ouro, 41 de prata e 39 de bronze. A atleta, treinada também pelo técnico Márcio Monteiro, defende o Vasco há três anos. A falta de patrocínio, no entanto, é uma preocupação.

Em um álbum de fotos, ela mostra imagens nas quais aparece com um maiô especial que proporciona um melhor desempenho de nadadores. O registro foi feito no Chile, onde participou de uma competição. A peça custa 550 dólares.

— Eu me viro para pagar passagens quando há competições fora do Brasil, porém, no caso do maiô, não temos como comprar. Camille já recebeu convites para treinar em Minas Gerais e até nos Estados Unidos, mas não quero ficar longe da minha filha.

Continuo em busca de um patrocínio por aqui — diz Davi.

Camille acrescenta que só com um bom patrocinador será possível levar a carreira de nadadora adiante. Ela afirma não achar difícil superar tentações como chocolates e falta de disciplina, mas considera impossível nadar se não for para estar entre as melhores atletas do país.

— Não sei se, quando crescer, continuarei sendo nadadora.

Mas, enquanto estiver competindo, quero ser a melhor. Não me imagino com mais de 20 anos sendo uma atleta mediana — afirma a menina, mostrando o pré-convite que, por estar entre as 25 melhores do Brasil, recebeu para participar das Olimpíadas de 2016.

Fonte: O Globo
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri