Política

Notificação da eleição ainda é discutida

A um dia da nova eleição vascaína, marcada por Alberto Moutinho de acordo com determinação judicial, situação e oposição ainda não se entendem sobre a realização do pleito. Em informe veiculado na grande imprensa, Carlos Alberto Martins Cavalheiro, presidente do Conselho de Beneméritos do clube, argumenta que a nova eleição não poderá ser realizada, principalmente pelo fato de o Vasco ainda não ter sido notificado oficialmente pela Justiça.

No entanto, o estatuto do clube diz em seu capítulo VII, artigo 44, que os poderes do Club de Regatas Vasco da Gama são: a Assembléia Geral, o Conselho Deliberativo, o Conselho de Beneméritos, o Conselho Fiscal e a Diretoria Financeira. De acordo com a decisão judicial, Alberto Moutinho, outrora vicepresidente da Assembléia Geral do Vasco, será o responsável por comandar o processo eleitoral.

Logo, como representante de um dos cinco poderes do clube, Moutinho foi, sim, notificado, por intermédio do Diário Oficial do estado, que teria de marcar novo pleito em até 30 dias corridos após a publicação. No dia 6 de junho, Moutinho cumpriu a ordem judicial e marcou o novo pleito para amanhã, dia 21 de junho.

Outro ponto questionado pela situação no referido informe é que o mérito da questão não foi ainda julgado. Entretanto, na terça-feira passada foram julgados os dois últimos recursos (embargos de declaração) na 8a Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) e a decisão de nova eleição foi mantida. O Superior Tribunal de Justiça (STJ),emBrasília, corroborou esta decisão.

No último ponto questionado pela situação – o fato de Alberto Moutinho não ter dado explicações aos questionamentos da diretoria interina – o responsável pelo novo pleito do Vasco se mantém em silêncio para não comprometer a lisura do novo processo eleitoral cruzmaltino.


VOTAÇÃO

7.250 Sócios vascaínos estão aptos a votar na eleição marcada para este sábado, no Calabouço. A lista foi determinada pela Justiça após a exclusão de 1.385 nomes que votaram de forma irregular no pleito realizado em novembro de 2006. A eleição, com dez urnas eletrônicas, ocorrerá das 9h às 22h, com apuração logo em seguida

Fonte: Lancenet / Globo Online
  • Quarta-feira, 17/04/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Estádio Nabi Abi Chedid
  • Sábado, 20/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Sábado, 27/04/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 05/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A Ligga Arena
  • Domingo, 12/05/2024 às 11h00
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Sábado, 18/05/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • Domingo, 26/05/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Barueri