Futebol

Novo técnico do Vasco, Zé Ricardo já dirigiu outros quatro clubes do Brasil

Zé Ricardo acumula passagens por Flamengo, Botafogo, Fortaleza e Internacional.

Antes de mais nada, Zé Ricardo chega ao Vasco com a missão de reconduzir o clube a Série A do Campeonato Brasileiro em 2022. Ele foi escolhido como o substituto de Fernando Diniz, e vai fazer sua terceira passagem pelo clube.

Zé Ricardo já trabalhou no clube de São Januário em outras duas oportunidades. Ele tem o seu passado marcado por títulos como técnico da equipe de futsal na década de 90. Posteriormente, retornou ao Vasco na gestão do ex-presidente Alexandre Campello, em 2017.

Antes de assumir o comando do Vasco, Zé Ricardo passou por Flamengo, Botafogo, Fortaleza e Internacional. Nesta temporada, por exemplo, treinou o Qatar SC, mas está sem clube desde outubro. Agora, o Vasco volta a recorrer a seu velho conhecido.

O Torcedores.com fez um levantamento da carreira de José Ricardo Mannarino. A reportagem esmiuçou os trabalhos entre 2016 e 2021. Confira o desempenho dele à frente dos clubes por onde passou!

Flamengo

Jogos: 89

Vitórias: 47

Empates: 25

Derrotas: 17

Aproveitamento: 62,2%

Após passagem bem-sucedida pela base do Flamengo, Zé Ricardo assumiu o lugar depois que Muricy Ramalho anunciou o fim da carreira devido a problemas de saúde. Chegou ao posto logo após ter conquistado a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesse meio tempo, conduziu o time rubro-negro ao título do Campeonato Carioca de 2017.

Vasco

Jogos: 50

Vitórias: 22

Empates:13

Derrotas: 15

Aproveitamento: 52,6%

Em 2017, tirou o time das últimas colocações do Campeonato Brasileiro e conseguiu vaga para a Copa Libertadores da América. No entanto, o Vasco fez péssimas jogos no torneio. Dessa forma, foi eliminado precocemente na fase de grupos. Logo após acumular maus resultados no Brasileirão de 2018, Zé Ricardo optou em pedir demissão do clube.

Botafogo

Jogos: 41

Vitórias: 17

Empates: 11

Derrotas: 12

Aproveitamento: 55,2%

Em 2018, Zé Ricardo foi contratado com a missão de livrar o Botafogo do rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o treinador era alvo de críticas da torcida pelo futebol praticado pela equipe alvinegra. Após oito meses no cargo, foi demitido devido a eliminação precoce do time na Copa do Brasil de 2019.

Fortaleza

Jogos: 7

Vitórias: 1

Empates: 2

Derrotas: 4

Aproveitamento: 23,8%

Antes de mais nada, Zé Ricardo não conseguiu obter os resultados necessários para ter uma sequência no Fortaleza. E, por isso, ficou apenas sete jogos no comando do Tricolor de Aço. Além disso, vivia à sombra de Rogério Ceni. Afinal, o ex-goleiro transformou o clube em uma máquina de títulos no Nordeste.

Internacional

Jogos: 11

Vitórias: 4

Empates: 3

Derrotas: 4

Aproveitamento: 45,4%

Zé Ricardo teve breve passagem pelo Internacional em 2019. Ele foi contratado para o lugar de Odair Hellmann. Nesse ínterim, classificou o time para a Copa Libertadores da América. Apesar disso, a diretoria colorada não deu continuidade ao seu trabalho. Afinal, o clube já tinha um acerto com o argentino Eduardo Coudet.

Qatar SC

Jogos: 7

Vitórias: 2

Empates: 2

Derrotas: 3

Aproveitamento: 58%

Na sua primeira experiência no exterior, o treinador ficou pouco mais de três meses no comando do Qatar SC. Nesse ínterim, venceu apenas duas partidas no período em que ficou à frente do time. Apesar do interesse de clubes da Arábia Saudita e Emirados Árabes, Zé Ricardo decidiu retornar ao futebol brasileiro para comandar o Vasco.

Fonte: Torcedores.com
  • Quarta-feira, 26/01/2022 às 19h00
    Vasco Vasco 4
    Volta Redonda Volta Redonda 2
    Taça Guanabara Raulino de Oliveira
  • Sábado, 29/01/2022 às 21h00
    Vasco Vasco
    Boavista Boavista
    Taça Guanabara São Januário
  • Quarta-feira, 02/02/2022 às 21h35
    Vasco Vasco
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu
    Taça Guanabara São Januário
  • Domingo, 06/02/2022 às 15h30
    Vasco Vasco
    Madureira Madureira
    Taça Guanabara Conselheiro Galvão
  • (09/02 - Qua) ou (10/02 - Qui)
    Vasco Vasco
    Portuguesa Portuguesa
    Taça Guanabara São Januário
  • (12/02 - Sáb) ou (13/02 - Dom)
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Taça Guanabara Maracanã