Clube

Nélson Rocha: "Só para eu abrir São Januário, custa 50 mil reais"

Em entrevista à Super Rádio Brasil, Nélson Rocha, vice de finanças do Vasco, comenta sobre públicos pequenos nos últimos três jogos e os prejuízos causados:

\"Nos últimos jogos, a gente tem tido um público bem pequeno. E não é só nos jogos do Vasco, mas nos jogos de uma maneira geral no campeonato carioca. O assunto tem trazido preocupação para todos nós, em especial para nós do Vasco e da área financeira.\"

Que prejuízo esse tipo de público [Flamengo, no Maracanã, e rodada dupla no Engenhão tiveram ambos número de pagantes pouco maior que 2.000] traz ao Vasco?
\"Qualquer clube, quando tem um público muito pequeno, em função do custo para você abrir um estádio, para poder jogar, o custo acaba sendo alto, e a receita da venda dos ingressos acaba não sendo suficiente, e isso gera um prejuízo para os clubes. Acho que o que vem acontecendo tem alguns fatores. Especificamente no caso do campeonato carioca, que é a qualidade dos times menores, está muito inferior. As pessoas, obviamente em função de suas dificuldades financeiras, acabam guardando recursos para ir aos jogos decisivos, as semifinais e finais, e para poder aproveitar e ver um espetáculo melhor. Acho que é esse o grande fator que vem prejudicando. Claro que se associa também a isso a questão da transmissão [da TV]. Embora ela traga recursos para o clube, diretamente, por outro lado, a gente tem um problema de afastar um pouco o público. Só para citar o caso último jogo do Flamengo, era uma quarta-feira, às dez horas da noite, praticamente, que começava o jogo, chovendo... Enfim, o que faz o torcedor? Ele prefere ficar em casa e acaba vendo pela televisão, porque foi transmitido ao vivo. Isso também faz com que você tenha uma redução significativa da quantidade de torcedores nos estádios.\"

Qual foi o tamanho do prejuízo do Vasco nas duas últimas partidas em casa (Sousa e Volta Redonda)?
\"A gente ainda não tem isso já apurado, exatamente, qual foi o prejuízo, porque você tem que dimensionar qual é a quantidade de energia gasta... Enfim, para você ter uma ideia, um jogo em São Januário, só para você abrir a porta, ele te custa 50 mil reais. Se você teve uma receita abaixo disso, você já teve prejuízo automaticamente. Ao abrir, você tem custo de energia, tem o custo de água, porque você está abrindo a torneira para poder abastecer os banheiros, os conta-gotas dos mictórios, essas coisas todas. Tem custo de energia, custo de água, custo do quadro móvel que você tem que disponibilizar para guardar o patrimônio, entre outras coisas. Em um jogo com esse tipo de público, a gente tem um prejuízo da ordem de 50 mil reais. Isso sem contar o custo dos jogadores, porque estou falando só dos custos diretos da abertura do estádio. Tem esses custos, também, porque afinal de contas, a gente paga os jogadores para jogarem. Se você não tem a receita, isso não significa que você não tem custos dos salários, de tudo isso.\"

Fonte: -
  • Domingo, 17/03/2024 às 16h00
    Vasco Vasco 0
    Nova Iguaçu Nova Iguaçu 1
    Campeonato Carioca Maracanã
  • A definir
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Criciúma Criciúma
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir
  • A definir
    Vasco Vasco
    Athletico Paranaense Athletico Paranaense
    Campeonato Brasileiro - Série A A definir